Pular para o conteúdo principal

A FaBCI conhecendo a FESPSP: Grupo Acadêmico Pedagógico - GAP

Por Ana Flávia Guimarães

Desde 2006, a FESPSP vem implementando ações em seus cursos por uma nova orientação Acadêmico-Pedagógica que tem como algumas de suas principais premissas a busca por inovações na docência, no desenvolvimento de pesquisas e projetos, além do incentivo a atividades de enriquecimento curricular, grupos de estudos e de iniciação científica.

A partir dessa orientação Acadêmico-Pedagógica, a Instituição criou, em janeiro de 2007, o seu Grupo Acadêmico-Pedagógico (GAP), coordenado pela Secretária Geral da FESPSP, Ana Flávia de Faria Guimarães, e composto por Aldo Fornazieri, Diretor Acadêmico e pelos professores Eliana Asche, Ivan Russef e Márcia Arouca.

A idéia da formação do grupo nasceu a partir do objetivo de concentrar e de sistematizar algumas ações que já estavam em andamento na instituição, como Projeto de Língua Portuguesa, iniciado no 1º semestre de 2006, que passou a revisar a produção textual dos alunos ingressantes nos cursos de graduação para então criar um processo de acompanhamento por meio do qual se pode aferir as freqüências de erros e a evolução nos textos dos alunos no que se refere a questões gramaticais, de organização de idéias, argumentação e afins.

Outro exemplo de projeto que se iniciou no 2º semestre de 2006 é o processo de seleção e acompanhamento dos professores contratados a partir do Banco de Currículos FESPSP; um trabalho que consiste em analisar e ajustar junto com os professores os seus programas de disciplinas de maneira a utilizar da melhor maneira possível o tempo em sala de aula, bem como as possibilidades de aproveitamento do corpo discente.

Tendo sido aferida a eficácia destes e de outros projetos que eram realizados de maneira independente entre si dentro da Instituição é que surgiu a proposta de criação do GAP. “A partir de um determinado momento, consideramos importante que estes projetos tivessem um núcleo de referência; foi então que se pensou na formação deste grupo, dedicado a estudar permanentemente questões relacionadas às atividades pedagógicas”, conta Ana Flávia Guimarães, coordenadora do GAP.

Atualmente o grupo concentra cinco diferentes atividades que se relacionam e convergem entre si para o cumprimento de seus objetivos de aperfeiçoar as práticas pedagógicas. As atividades são:

1 – Projeto de Língua Portuguesa: a ação dirige-se aos alunos da graduação ingressantes de cada ano, desde o processo seletivo até o final do 1º ano do curso;

2 – Seleção e acompanhamento de novos docentes: o processo tem como foco os novos professores contratados pela Instituição, estendendo-se aos professores indicados pelos coordenadores de curso.

3 – Acompanhamento pedagógico para o semestre: atividade que consiste em acompanhar e influenciar o processo de planejamento dos cursos a cada semestre, de maneira a torná-lo adequado ao Projeto Acadêmico-Pedagógico da Instituição.

4 – Análise dos programas de disciplinas: realização de análise e elaboração de relatório dos programas de disciplinas para o coordenador de curso, a cada semestre a fim aprimorar o processo com os docentes.

5 – Avaliação Institucional: as ações realizadas pelo GAP fornecem subsídios qualitativos para o processo de avaliação anual da instituição, realizado a partir de exigência do MEC. Nas visitas das Comissões, o trabalho foi apresentado e bastante valorizado.

Procuramos obter com o GAP uma convergência das ações, que devem estar voltadas para a sala de aula, e assim promover o enriquecimento curricular dos alunos.

Esperamos também estimular os professores para que eles mesmos busquem essa convergência e ultrapassem sua disciplina, façam sugestões, busquem atualização, participem de atividades fora da instituição; estimulem enfim um aprendizado mais dinâmico, que amplie os horizontes do aluno ao invés de especializá-lo prematuramente, pois hoje temos a consciência de que a graduação é apenas o primeiro nível do ensino superior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação