terça-feira, março 08, 2011

Semana do carnaval

  
Em virtude das festividades do Carnaval, nesta semana o Boletim Informativo da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP trará uma programação especial de filmes. Para quem não foi viajar ou já voltou para casa por conta do friozinho, seguem algumas indicações cinematográficas que mostram em sua história bibliotecas e/ou o profissional bibliotecário, para você curtir nesse restinho de feriado.

O NOME DA ROSA
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

Ano de lançamento: 1986
Direção: Jean-Jacques Annaud
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Duração: 130 min.
Edição: Jane Seitz
Elenco: Sean Connery, Christian Slater, Helmut Qualtinger, Elya Baskin
Figurino: Gabriella Pescucci
Fotografia: Ronino Delli Colli
Gênero: ficção
Música: James Horner
Produção: Bernd Eichinger
Roteiro: Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard; baseado em um livro de Humberto Eco
Título original: Der name der rose



UM PERIGO DE MULHER
Numa pequena cidade, Tettley, vive Betty Lou Perkins (Penelope Ann Miller), uma bibliotecária que é casada há 8 anos com Alex (Eric Thal), um detetive da polícia que nunca tem tempo para ela. Quando Amos Lansing (Stanley Tucci), um mulherengo que tinha um caso com Charleen (Faye Grant), a mulher do seu chefe, é morto num motel, os policiais ficam sem pistas. Quem matou Amos se livrou da arma, mas Betty a acha acidentalmente. Ela tenta falar com Alex e com a irmã, Elinor (Julianne Moore), mas ninguém lhe ouve. Finalmente, quando dispara a pistola por acaso dentro num banheiro, é presa e diz que foi ela quem cometeu o crime. Betty assume uma pose de mulher fatal, dizendo ter sido amante de Amos e, como por acaso também soube de detalhes da vítima que não apareceram nos jornais, todos passam a lhe dar atenção. O problema é que o chefe de uma quadrilha, Beaudeen (William Forsythe), crê que uma fita incriminadora está em poder dela.

Ano de lançamento: 1992
Direção: Allan Moyle
Direção de arte: David J. Bomba
Distribuidora: Buena Vista Pictures
Duração: 89 min.
Edição: Janice Hampton e Erica Huggins
Figurino: Lisa Jensen
Fotografia: Charles Minsky
Gênero: comédia
Música: Richard Gibbs
Produção: Scott Kroopf
Roteiro: Grace Cary Brickley
Título original: The gun in Betty Lou's handbag



AMOR ELETRÔNICO
Bunny Watson (Katharine Hepburn) é a chefa de um departamento de pesquisa em uma grande rede de TV. Ela faz seu trabalho com maestria. Tendo recebido direto do presidente da empresa a tarefa de introduzir computadores no desempenho de algumas funções do departamento, Richard Summer (Spencer Tracy) chega à bem-dirigida divisão de Bunny para observar as atividades rotineiras. Infelizmente, no entanto, Summer recebeu ordens para manter sua missão em segredo. Em decorrência disso, toda a equipe de funcionários acredita que será substituída. Para piorar as coisas, parece haver mais do que uma pequena fagulha entre Bunny e Summer, o que aborrece Mike (Gig Young), o namorado de Bunny.
 À medida que a tensão no escritório aumenta, aumentam também as gargalhadas neste clássico da comédia romântica.

Ano de lançamento: 1957
Direção: Walter Lang
Distribuidora: Fox Home Entertainment
Duração: 103 min.
Elenco: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Gig Young, Joan Blondell, Dina Merrill, Sue Randall, Neva Patterson, Harry Ellerbe, Nicholas Joy, Diane Jergens
Gênero: clássico
País de produção: Estados Unidos
Título original: Desk Set



VENDEDOR DE ILUSÕES
Musical em que um professor e vendedor de instrumentos musicais (Robert Preston) transforma os habitantes de uma pequena cidade em figurantes de sua banda. Adaptação da peça que o próprio Preston havia representado na Broadway, baseada nas memórias de Meredith Wilson. Na trilha sonora, clássicos como “76 Trombones”, “Till There Was You” e “Trouble”.

Ano de lançamento: 1962
Direção: Morton DaCosta
Distribuidora: Warner Bros.
Duração: 151 min.
Elenco: Robert Preston, Shirley Jones, Buddy Hackett, Hermione Gingold, Paul Ford, Pert Kelton, The Buffalo Bills, Timmy Everett, Susan Luckey, Ronny Howard, Harry Hickox, Charles Lane
Figurino: Dorothy Jeakins
Fotografia: Robert Burks
Gênero: musical
Música: Meredith Willson
País de produção: Estados Unidos
Produção: Warner Bros. Pictures
Roteiro: Meredith Willson, Franklin Lacey, Marion Hargrove
Título original: The Music Man



O ÓLEO DE LORENZO
Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Ano de lançamento: 1992
Direção: George Miller
Direção de arte: Dennis Bradford e Jamie Leonard
Distribuidora: Universal Pictures / UIP
Duração: 135 min.
Edição: Marcus D'Arcy e Richard Francis-Bruce
Elenco: Susan Sarandon, Nick Nolte, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite
Estúdio: Universal Pictures
Figurino: Colleen Atwood
Fotografia: John Seale
Gênero: drama
País de produção: Estados Unidos
Produção: George Miller e Doug Mitchell
Roteiro: George Miller e Nick Enright
Título original: Lorenzo's oil

Dados extraídos dos sites Adoro Cinema, 2001 Vídeo e e-Pipoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário