Pular para o conteúdo principal

Professora da FaBCI participa de organização de livro

Revistas Científicas


A Prof.a Dr.a Vânia Funaro participa de organização de livro especializado na área. Leia e saiba mais!


A Prof.a Dr.a Vânia Funaro, da Faculdade Escola de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FAbCI), participou da organização do livro "Revistas Científicas: dos processos tradicionais às perspectivas alternativas de comunicação".


Com o apoio da Prof.a Vânia Funaro, divulgamos o texto para a orelha do Livro Revistas Científicas, escrito por Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo:

Falar sobre revistas científicas no final da primeira década do século XXI pode parecer um paradoxo. Afinal, trata-se de um meio de comunicação surgido na segunda metade do século XVII e que, em termos estruturais, chegou a ser objeto de relativamente poucas modificações. Criado para ser um veículo de troca de informações entre cientistas, foi apenas, ao longo do tempo, acertando as arestas que impediam esse objetivo. Assim, as primeiras “negociações” (em inglês, “transactions”) da comunidade científica inglesa inspiraram novas publicações, nas quais a produção de conhecimento seguia determinados padrões, visando uma comunicação de alto nível. Desta forma, a comunicação científica, por meio das revistas científicas, firmou-se sob parâmetros de objetividade do discurso, originalidade da produção e rigor metodológico, tornando-se a forma por excelência da transmissão do saber científica, especialmente nas ciências puras.

O avanço tecnológico veio refinar alguns dos processos envolvidos na produção de revistas científicas. Hoje em dia, a participação da comunidade científica no processo de produção e avaliação do conhecimento tornou-se mais ágil. Processos que antes levavam meses para ser concluídos – como o envio dos originais, a leitura e avaliação pelos pares, a revisão pelos autores originais, o preparo do material para publicação, etc. -, passaram a ser realizados em muito menos tempo, graças a softwares especializados que gerenciam todos os trâmites administrativos e tornam menor o intervalo entre a submissão de um texto e sua disponibilidade para leitura. A publicação eletrônica veio reduzir ainda mais esse intervalo, uma vez que a fase de impressão pode ser totalmente suprimida. E o que falar, então, dos custos de produção, que decresceram de tal forma, a ponto de um único cientista poder se responsabilizar pela publicação de uma revista científica, realizando praticamente sozinho o controle de todas as etapas da recepção do texto à disponibilização por via eletrônica.

Todos os avanços tecnológicos, no entanto, não trouxeram o xeque-mate para a importância da revista científica como elemento privilegiado de comunicação da ciência. Pelo contrário: é impossível deixar de reconhecer que todos os elementos que tradicionalmente tornaram esse veículo essencial ao processo de comunicação - como a confiabilidade da informação, a objetividade do discurso e a avaliação pelos pares – continuam totalmente válidos. Talvez outras opções surjam, no futuro, que tragam mais agilidade e possibilitem disseminação mais democrática dos avanços do conhecimento humano. Enquanto isso não acontece, discutir a revista científica tanto sob o ponto de vista teórico como prático, apontando as diversas relações que podem ser feitas em torno dela – de sua importância para o progresso da ciência a aspectos terminológicos do discurso científico -, continua uma proposição totalmente atual. E não apenas isso, mas, também, especialmente necessária ao panorama da construção da ciência. É isto o que este livro busca fazer. Em um conjunto de textos bem fundamentados e concatenados, ele intenta – e consegue! - trazer uma contribuição efetiva para todos aqueles envolvidos na elaboração do saber científico no país, iniciando uma discussão que, prometem os organizadores, deverá continuar em dois outros volumes. A ciência brasileira, com certeza, vai agradecer e reconhecer essa inestimável contribuição.

O lançamento será no próximo dia 26 de março. Participe!

Segue mais informações:

Dia: 26 de março de 2012 - segunda-feira, das 19h às 22h.

Local: Livraria da Vila – Lorena

Alameda Lorena, 1731

Jardins, São Paulo – SP

Tel: 11 3062 1063

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e