Pular para o conteúdo principal

Projeto FESPSP de Teatro

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) convida os seus alunos a participarem do Projeto FESPSP de Teatro. Leia o relato do prof° Celso Solha e participe!


Criado em 2002, o Projeto FESPSP de Teatro , tem a finalidade de estabelecer um vínculo mais efetivo entre a comunidade acadêmica da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP com o aprofundamento das relações humanas do corpo docente, discente e comunidade.

O Projeto FESPSP de Teatro tem como objetivos implementar as atividades sócio-educativas-culturais que permitam uma convivência acadêmica necessária e fundamental para a formação integral do educando e consolidar o projeto educativo pedagógico da FESPSP alinhado ao movimento que acontece na discussão da sua grade curricular, nas propostas de novos cursos nas diferentes áreas profissionais, nas iniciativas sócio-culturais e na busca de estabelecer parcerias mais próximas com outras instituições públicas e privadas e desenvolver a formação profissional de qualidade de seus alunos.


Relato do prof° Celso Solha:



A minha participação na FESPSP tem-se caracterizado por uma ação, uma prática pedagógica junto aos alunos e comunidade com resultados efetivos registrados nas avaliações das oficinas temáticas, apresentações públicas e encontros de grupos, pois é fundamental uma relação estreita e significativa com o corpo discente e docente para uma melhor convivência acadêmica e a criação de vínculos mais fortes.
As mudanças institucionais com a implementação de novos cursos, construção e inauguração das novas instalações são desafios que exigem da FESPSP ações e iniciativas que a solidifiquem como uma referência educacional no âmbito do ensino superior e das humanidades.
Busca-se na construção da formação profissional de seus alunos uma postura reflexiva, crítica e formativa (atitude, participação, ética, cidadania), ou seja, uma inserção engajada do aluno no seu aprendizado.
Trabalha-se com a formação, o ensino / aprendizagem, conteúdos programáticos, leituras científicas, autores... Enfim um vasto material teórico que sustenta as argumentações, opiniões e entendimento do mundo, da história da humanidade; porém ao longo dos anos de estudo, a expressão na sua totalidade, escrita e oral se perde no caminho.
O aluno escreve mal porque não sabe? Ou não sabe se expressar porque não exercitauma prática? Oralidade. Corpo e Mente. Razão e Emoção. Como se apropriar se não vivencia, experimenta. Faz.    Ouvimos e falamos que o aluno não tem uma postura numa entrevista, na sala de aula; não apresenta corretamente o seu trabalho, não organiza o seu seminário. Tem uma dificuldade de se expressar perante o grupo. O TCC é um inferno educacional e não o ápice da sua formação; não nos damos conta que isso foi negligenciado, não oportunizamos essas relações durante a sua formação.
Existe um campo pedagógico que poderia se abrir nesse contexto acadêmico. A
prática, a vivência, as relações pessoais, o compartilhar dessa experiência e criar um espaço
no desenho curricular que objetivaria essa prática, tendo como exemplo a aula de Práticas
de Redação ou Ação Cultural.

Para saber mais, acesse: ://www.fespsp.org.br/teatro.htm




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e