Pular para o conteúdo principal

Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia

 Kelly Morais Cantiliano
O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Kelly Morais Cantiliano, aluna do 6º semestre noturno. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.




Sempre gostei de livros. No ensino médio na hora do intervalo ia à biblioteca ajudar a organizar e atender aos alunos mas, não tinha ouvido falar do curso de Biblioteconomia, até que a minha professora de História perguntou se eu iria fazer esse curso. Quando me inscrevi para a Fuvest a minha 1ª opção foi Psicologia e vi no Guia de Profissões o curso de Biblioteconomia que escolhi para ser a minha segunda opção. Pensei que este curso só tinha em Universidades Públicas, acabei deixando de lado... Tive a oportunidade de fazer o curso de Tecnólogo em Gestão de Serviços Bancários pelo ProUni, me formei em 2006 e comecei a trabalhar na área administrativa de uma empresa de Contact Center. Em 2009 vi uma propaganda da FESPSP, comecei a pesquisar sobre o curso e me identifiquei. Fiz o vestibular em 2010 e entrei na FaBCI na última turma de 4 anos.
 

Nos primeiros dois anos de faculdade tinha uma visão muito romântica da profissão porque não trabalhava na área, além disso me sentia totalmente deslocada com as disciplinas técnicas. Já neste ano, como comecei a trabalhar na biblioteca da AASP, consegui entender como é a rotina do bibliotecário que não é apenas catalogar e classificar um livro, existem outras atividades como a administração da biblioteca num todo, incluindo funcionários, materiais, orçamento, divulgação e etc.

O bibliotecário do século XXI precisará ser dinâmico e terá que se mostrar ainda mais para alcançar a visibilidade e respeito da sociedade para conseguir quebrar um dos paradigma da nossa profissão, que só "guardamos livros". Como bibliotecária não me imagino catalogando, classificando ou fazendo qualquer outro tipo de serviço técnico. Isso talvez pareça estranho, mas tive pouco contato prático na biblioteca em que trabalho.
Gosto de lidar com pessoas, estar em contato com o conhecimento e quero aplicar o que aprendo na faculdade em Instituções que visem a disseminação da informação e a gestão do conhecimento. Também gostaria de trabalhar em empresas que utilizem as redes sociais, blogs e comunicação.


Quando soube que alguns alunos queriam montar ou reabrir o Centro Academico de Bibliotecnomia me interessei. Pesquisei nas férias o que é, como funcionava e outros CA's. No início deste ano fui ao CEDOC da FESPSP para ver o que tinha de informaçoes sobre os antigos CA's. Tive ajuda dos funcionários e o incentivo da Cristiane Laudemar. O mais difícil foi achar pessoas que estivessem interessadas na ideia e com os mesmos objetivos de integrar os alunos de Biblioteconomia com a Fundação e os cursos de Administração e Sociologia. O legal e impolgante é que mesmo sendo difícil era um desafio. Algumas pessoas ficaram, outras sairam ou entraram um tempo depois... Fizemos várias reuniões, discutimos muitas ideias para ajudar os alunos de Biblio, nos divertimos e pensamos em como transformar um espaço sem vida em um lugar movimentado, integrado com os demais cursos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e