Pular para o conteúdo principal

Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia

Adriana Maria de Souza
O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Adriana Maria de Souza, Professora da FaBCI. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.



Eu fazia magistério na época e sempre realizava minhas pesquisas acadêmicas na “Biblioteca Pública Paulo Setúbal”, situada no bairro da Vila Formosa em São Paulo. Eu adorava ir até a biblioteca e passava horas e horas no ambiente. Havia um funcionário excelente lá que conhecia todo o acervo e, além de me ajudar em minhas consultas, sempre indicava uma literatura, o que me mantinha fiel e assídua à biblioteca. Gostava tanto de estar entre os livros, que na escola me ofereci para cuidar do acervo da biblioteca que ficava no segundo andar e que fora organizada por um professor que ficava em período parcial para a retirada de materiais pelos alunos. Infelizmente não deixaram que eu ficasse e a biblioteca permanecia fechada nas ausências do professor. Após um ano, soube que seria desativada e, que de acordo com a direção, não era procurada pelos alunos. Eu fiquei desapontada e triste a ponto de ir conversar com a direção que nada fez para modificar a situação, a escola perdeu sua biblioteca e ninguém se importou!

No penúltimo ano do curso, comecei a pesquisar sobre a área de Biblioteconomia e utilizei uma enciclopédia que tinha em casa sobre profissões e Biblioteconomia e Documentação estavam lá. Fiquei maravilhada e busquei me informar sobre as instituições em São Paulo que ofereciam o curso. Conversava com as minhas amigas do colégio e elas ficavam horrorizadas com o meu interesse. Dizendo coisas, como: “que profissão é essa?”, “o que te levou a escolher esse curso?”, “faça Direito, Administração, Jornalismo, essa área não é reconhecida”. Outros, no entanto, diziam que era para eruditos, pessoas que gostavam de estudar e ler muito, sendo necessária muita dedicação e disciplina. E assim, fui realizar a inscrição na FESPSP e chamei a minha amiga de infância para me acompanhar. Ela quase não acreditou ao ver o Casarão, disse que sentiria medo em estudar num lugar como aquele, e se eu realmente tinha certeza da escolha que havia feito.

Ninguém acreditava no meu interesse pelo curso, mas eu sim. Fiquei muito feliz ao saber que eu havia conseguido entrar na Faculdade e fazer o curso que eu tanto queria, não foi fácil deixar a docência na época, pois eu já lecionava. Entretanto, não imaginava que o curso iria me propiciar a oportunidade de voltar a lecionar, minha outra grande paixão. Posso dizer seguramente que sou grata e realizada pelas escolhas de carreira que abracei e as exerço com amor e entrega.

“Dar a ver, dar a ver mais do que se poderia esperar, dar a ver outra coisa que não se espera.”
Montesquieu em "O gosto".

Comentários

  1. Adriana, boa noite
    Você pode me dizer como é a prova do processo seletivo da FESP. E no curso de Biblioteconomia existem muitas matérias que tenham matemática?

    Grato
    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Você é um exemplo de Bibliotecária para mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação