Pular para o conteúdo principal

Monitoria Voluntária

Com o intuito de auxiliar os professores e alunos, o Monitor Voluntário se torna cada vez mais importante na FaBCI. Leia e saiba mais!

A Monitoria Voluntária foi criada com o intuito de apoio à aprendizagem. Alunos participam de forma ativa, auxiliando os professores durante a aula. Leia os depoimentos da Professora Roseli Gatti e de seus monitores.
 
Para Roseli Gatti, Professora da FaBCI,

A Monitoria é muito importante para ajudar os alunos que tem muita dificuldade de aprendizagem principalmente nas disciplinas de Lógica e Estatística, e importante também para o monitor que tem como retorno horas de atividades complementares. Com o acompanhamento do professor a monitoria é muito bem planejada. O monitor prepara as aulas e apresenta ao professor antes de ministrá-la. As aulas são ministradas conforme a disponibilidade de cada monitor. Esta prática tem sido muito bem vista pelos alunos e como retorno há 2 anos tenho tido um baixo percentual de alunos que ficam de exame dependência nas disciplinas de Lógica e Estatística.


Depoimento dos monitores:

Quando soube que existia a possibilidade de auxiliar a Professora Roseli com a monitoria de Lógica, logo me prontifiquei. Compartilhar com meus colegas um pouco do que sabia sobre a disciplina é gratificante, porque nos faz pensar e enxergar um pouco diferente do que a maioria de nós já estava acostumada dentro da área de humanas. A Lógica faz parte de tudo no nosso dia a dia, e na Biblioteconomia não é diferente. Toda semana, alguns dos meus colegas estavam lá, prontos a elimarem a dúvidas de exercícios e revisão para prova. Além de proporcionar ajuda aos meus colegas, as horas gastas com a monitoria são convertidas em horas complementares, que fazem parte da grade curricular obrigatória no curso. 
Marco Antonio, aluno do 4 °semestre noturno da FaBCI


A princípio movido pela oportunidade de angariar horas de atividade complementar, aceitei o privilégio da monitoria. Não sabia ao certo o quanto exigiria de mim; como quantos alunos viriam, o que ensinar, etc. No primeiro Sábado, aproximadamente 20 alunos vieram, todos ansiosos em resolver de imediato suas dúvidas. Nos seguintes, a média foi de 8 a 10 alunos. 
É muito bom, como resultado da monitoria, o ganho de auto-confiança, de disciplina, a oportunidade de fixar conhecimento útil, e a satisfação de ajudar os colegas. 
Embora fiquei um pouco sobrecarregado, pois as atividades da minha turma continuaram normalmente, valeu a pena pela satisfação que proporciona, ao ajudar os colegas (que podem vir a ser colegas de trabalho, quem sabe) e também no desenvolvimento pessoal. Espero que todos tenham obtido bons resultados nas suas avaliações. Àqueles que podem ministrar Monitoria, fica meu incentivo, vocês só tem a ganhar.

Millian Piche, aluno do 4° semestre matutino da FaBCI

Comentários

  1. Poxa que bacana ver a importancia que a monitoria tem não só para os 'ajudados' mas para os monitor que pode desenvolver e fixar ainda os conhecimentos obtidos.
    Muito legal :)

    ResponderExcluir
  2. Também acho super legal. Creio que quando acabar a facu terei um tempinho para ser Monitora ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação