Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Clóvis Moura começa a informatizar seu acervo e revela talentos

“Oh! Bendito o que semeia livros à mão cheia e manda o povo pensar”, já cantava Casto Alves em seu poema “O Livro e a América”. O heróico poeta brasileiro comemoraria com orgulho a trajetória da nascente biblioteca Clóvis Moura que começa a colher os primeiros frutos de um trabalho hercúleo: suas primeiras obras catalogadas estão disponíveis no site da FESPSP para consulta pública.

De um núcleo de estudos em cultura afro a uma biblioteca especializada. Assim começou a biblioteca Clóvis Moura, em 2012, que, apesar de ser um começo um tanto comum, é única em sua proposta: reunir um acervo sobre a temática do negro no Brasil. “Não há nenhum acervo circulante com esta característica em São Paulo”, diz Cristiane, já que o Museu Afro oferece seus títulos apenas para consulta local. “Então, quando a Ludimilla, minha colega de sala, me pediu ajuda para montar a biblioteca do Núcleo de Pesquisas Clóvis Moura, de José Adão Pinto, o Adão, especializada em cultura afro, eu topei na hora”. Adão, por sua vez, livreiro desde 1975, fundou o Núcleo em 2007 e decidiu começar a selecionar uma boa quantidade de títulos em 2010 para suprí-lo. "O acervo foi sendo construído nesse ínterim, através de muitas doações e que são aceitas de bom grado ainda hoje", explica Cristiane.
 Adão escolheu  homenagear o intelectual pioneiro em pensar e discutir o negro, o negro escravo e sua dinâmica na sociedade brasileira, Clóvis Moura. Conseguiu quem encampasse a ideia da biblioteca: Cristiane apresentou o projeto para a FESPSP e conseguiu o apoio de vários professores para realizá-lo, desde o inestimável incentivo do professor Ivan Russeff, que a ajudou a idealizá-lo, até a liberação de recursos físicos e pessoal pela professora Valéria Valls, e todo o planejamento da catalogação pelas professoras Adriana Souza , Concília Theodoro e a bibliotecária e gerente de informação Rosa Maria Beretta. E em agosto de 2012 a Clóvis Moura começou a ganhar corpo. 

 Cristiane Laudemar coordena a catalogaçãoda Clóvis Moura
Mãos à obra

Tudo encaminhado, Cristiane pôde, enfim, arregaçar as mangas e enfrentar todos os desafios de se catalogar um livro. As primeiras leituras técnicas e os desafios de se garantir a seguridade de tanta informação foram enfrentados com a ajuda das professoras das disciplinas relacionadas ao trabalho, como Representação Descritiva e  Linguagens Documentárias Pré-Coordenadas. Isso foi trazendo confiança e mais autonomia à estudante e futura bibliotecária. O sistema adotado foi o Biblivre, por ser um software livre, e o próprio acervo da biblioteca da FESP foi utilizado como referência na importação de itens.  “Alguns itens da Clóvis Moura também constam no acervo da FESPSP e, em parceria com a bibliotecária Sílvia Terra, trocamos informações sobre a sua correta catalogação”. Posteriormente, todos os itens catalogados hoje serão revisados pelas professoras Adriana e Concília e pela Rosa Beretta. Também estão sendo catalogados periódicos e na próxima fase serão também incluídos CDs e DVDs.


Alunos voluntários

Além do corpo docente, muitos alunos também ajudam a Clóvis Moura na catalogação dos livros. Entre eles estão alunos do 5º semestre matutino e noturno como a Vilma, o Rodrigo, a Rose, o Gustavo e a Tanúsia; alunos do 7º noturno, como a Maria Efigênia e do 3º semestre, como a Margareth Bevilacqua. “Todos podem participar, até os alunos do 1º semestre”, convida Cristiane. “A Clóvis Moura está concretizando em parte uma antiga reivindicação dos alunos de Biblioteconomia, que é ter uma sala de processamento técnico. Com este projeto temos, na prática, um grande laboratório de catalogação”.

                                          Alguns alunos voluntários: Rodrigo, (Cristiane Laudemar),
                                                                                       Rose e Tanúsia.

A primeira conquista

Cristiane comemora a inserção do acervo, que ficará disponível no portal da FESPSP, dentro do catálogo online da biblioteca, no item +Biblioteca da página de pesquisa. “Esta é a primeira vez que o nosso curso de Biblioteconomia aparece aos olhos da comunidade FESPSP com reconhecimento, relevância e espaço à altura. É uma grande vitrine da produção do futuro profissional da faculdade, temos muito que comemorar”, diz Cristiane, com entusiasmo contagiante. "Neste ano de 2013 em que a FESPSP faz 80 anos este projeto é um grande presente".

Futuro

A aluna tem muita consciência do valor dessa iniciativa e está entre seus planos conseguir espaço físico para o acervo, que hoje está abrigado na pequena sala do Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes. “Só podemos permitir consulta local por que o acervo ainda não está adequado para empréstimo”. A meta é que a bibloteca Clóvis Moura esteja com seus mais de 200 títulos iniciais catalogados nos próximos 3 meses. Cristiane também se preocupa com o mercado: quer atender à Lei nº 10.639, de 2003, que dispõe a obrigatoriedade de ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e particulares de educação básica. “Não há profissionais para ministrar essa disciplina e a FESPSP tem todos os recursos para suprir esta demanda. E a Clóvis Moura pode ser uma grande aliada com seu acervo especializado".



Acompanhe o blog e as atividades da Biblioteca Clóvis Moura aqui.

Texto e fotos: Magali Machado

Comentários

  1. Otima matéria, muito obrigada!!!Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cristiane pelo seu esforço, pela sua garra e pela paixão demonstrada à profissão, à educação e aos livros. Agora, admiro ainda mais o seu trabalho. Sucesso a você e a todos os colaboradores. Obrigado Bibliotecários, por acreditarem em ações como essa.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane parabéns pela iniciativa, dedicação e esforço empreendido nesse projeto!

    ResponderExcluir
  4. O trabalho da Clóvis Moura e da Cris em especial, liderando talentos como o dela, é um orgulho do nosso curso! Continuem participando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e