Pular para o conteúdo principal

Cansado de PowerPoint?




Não é só você. O popular software de apresentações da Microsoft tem angariado alguns desafetos pelo mundo, especialmente na Suíça. No pequeno e rico país europeu, com o 19º PIB para uma população de 8 milhões de pessoas,  um movimento que se coloca contra softwares como o PowerPoint tem status de partido político, com uma plataforma que defende o fim de softwares de apresentação como o PowerPoint porque prejudicam a economia suíça e mundial.
Bizarro? Sem dúvida, mas mesmo assim há ótimas alternativas à onipresença da Microsoft. Gustavo Moura, que não é do Anti-Power Point Party, mostra a boa aplicação do Prezi e recomenda o aplicativo em flash para a sua próxima apresentação. Acompanhe:




Embora o PowerPoint seja o software mais utilizado para apresentações, palestras ou aulas não é raro encontrar pessoas que o considerem maçante.
Em parte, por permitir o excesso de textos e sua falta de interatividade para os padrões atuais.

Na década de 1990, o referido software se consolidou no mercado ao apresentar a possibilidade de incluir gráficos, imagens, planilhas e alguns efitos simples, como animações, o máximo da tecnologia e efeitos visuais na época.
Outro fator se deve ao desgaste da fórmula de apresentação feita em slides, considerada saturada por muitos que  afirmam que elas ficam sempre iguais, com os mesmos fundos, formatos semelhantes ou dados em demasia. 

Tendo o principal programa de apresentações gráficas saturado junto à necessidade de se manter efeitos visuais em apresentações, gerou-se uma nova demanda: era preciso reinventar uma nova forma de apresentações que utilizasse recursos visuais e gráficos.

Em 2009 surgiu o  Prezi, que vem ganhando espaço e adeptos, com a proposta de apresentações mais interativas e não lineares, com novas possibilidades de conectar idéias e conceitos, com apelo na parte visual e contanto com grande efeito em animação que não permite que uma imagem ou informação fique estática por muito tempo.

O Prezi baseia suas apresentações no conceito de zoom, permite que as apresentações não sigam uma forma linear pré-concebida, algo aparentemente simples, porém que abre um leque de possibilidades, sendo que a principal é permitir que o pensamento e as ideias de uma apresentação sejam feitas de modo  livre, focando aspectos visuais e a expressão de conceitos.

Um exemplo simples de sua funcionalidade: ao discorrer sobre pontos turísticos em uma apresentação usual, se apresentarão uma ou duas fotos com dados como endereço, inauguração e horário. No Prezi é possível colocar tais dados dentro do mapa da cidade e traçar uma rota onde se mostra os pontos interessantes visualizando a distância de um ponto ao outro.

Das características do Prezi pode-se destacar:

*Acesso: Disponibiliza versões e licença de uso gratuitos de forma legal.

*Web 2.0: pode ser acessado em diferentes ambientes, pois não necessita de instalação, apenas de computadores com acesso a internet.

*Ambiente colaborativo: Permite que duas ou mais pessoas trabalhem integradas em rede na formulação de apresentações, simultaneamente, e em diferentes ambientes e lugares.

*Banco de dados: possui mais de 2000 apresentações disponíveis para serem utilizadas, dos mais variados temas.

*Compatibilidade:  é possível migrar e converter  apresentações já feitas incluindo-as em formato .pdf e .ppt.

*Constantemente atualizado


O Prezi permite ao apresentador traçar sua própria rota com direito a curvas, túneis e paisagens incluindo parada para fotos, focando certas partes da apresentação ao invés de seguir uma avenida expressa, sempre cinza em linha reta, sempre com o fundo retangular.

Garante uma maior liberdade no momento em que é preciso apresentar considerações e não condensar dados, oferecendo um modelo mais interativo e atraente sem necessidade de tabular e padronizar idéias.




Links indicados (caso você queira saber mais ou ver algumas apresentações):

PowerPoint x Prezi



Um rápido tutorial:

Blog do PreziBrasil: 


O segundo ano da Monitoria Científica, por Roberta Gravina:


A apresentação de TCC do Jorge do Prado:



 Mais vantagens do Prezi:


A plataforma disponibiliza uma versão gratuita que roda a partir do navegador. Após rápido cadastro, é possível criar suas apresentações tranquilamente. Além disso, é possível reutilizar apresentações públicas compartilhadas por outros usuários. Para apresentar o trabalho pronto, é possível acessá-lo pela internet ou baixá-lo em uma pasta compactada que não depende de acesso à internet para funcionar.

Além da versão gratuita, há também opções de uso pagas que aumentam o tamanho disponível para armazenamento na nuvem, e permitem editar o trabalho localmente, offline.

Devido a sua portabilidade, pode ser utilizado em palestras, conferências, apresentações de projetos e simples mostras de trabalhos escolares ou acadêmicos. Ele criará apresentações mais dinâmicas e visualmente mais atrativas do que um Power Point.










Gustavo Moura é aluno do 5º semestre noturno
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação