Pular para o conteúdo principal

#80anosFESPSP: Bibliotecários e sociólogos não têm idade!


Uma socióloga octagenária formada pela FESPSP que vê o mercado de trabalho com muito otimismo para sua geração: “apesar dos meus 80 anos, ainda consigo oferta de trabalho”. Nilda Maria Leite nos apresenta Alzira dos Santos:
Aproveitando a ocasião em que comemoramos a história da FESPSP e suas contribuições à sociedade, entrevistamos a Alzira dos Santos, pessoa impressionante que brindou professores e alunos com sua presença no período de 2008 a 2011, matriculada no curso de Sociologia e Política. Aprendeu sim, mas acredito que ensinou muito também em termos de convívio e fraternidade. Estimulou colegas a almejar sempre mais do que estava disposto à frente de seus olhos, propondo uma dinâmica de explorar possibilidades que não se apresentavam no momento, mas que eram dignas de esforço e dedicação. Seu exemplo poderia ser rotulado de perseverante, identificado como otimista, diagnosticado como crente na capacidade de superação do ser humano. Sua caminhada inicia em paralelo, contemporânea à da Escola de Sociologia e Política, torna-se perpendicular a ela,  desenvolvendo-se na dignidade das relações que trava em seu cotidiano e enfim, se entrelaça no ato da matrícula, se desenvolve nos oito semestres bem absorvidos, e se consolida na obtenção do grau de bacharel. Antes de concluir o curso, já
Alzira dos Santos
namorava a ideia de prosseguir os estudos com uma pós-graduação lato sensu em Política e Relações Internacionais, mas sua disponibilidade não permitiu cursar na FESPSP durante o horário noturno. Preferiu o ingresso no curso matutino de outra instituição, próxima à sua residência, mas agora em Psicologia. Exemplo de interação com a sociedade em que está inserida, pode ser encontrada nas redes sociais como Facebook e Google+. Vamos aprender o quanto pudermos com Alzira nesta entrevista concedida à Monitoria Científica da FaBCi:

MC: Sabendo que a senhora se formou em Sociologia e Política pela FESPSP em 2011, gostaríamos de conhecer melhor sua trajetória pessoal, o que a levou a optar pelo curso, e então o curso nessa Instituição.

ALZIRA: Nasci em Santos, trabalhei com moda desde os 15 anos, sendo Modelista Fashion aposentada. Logo, a escolha do curso foi aleatória, pois, não o conhecia, foi indicação de uma amiga então formada no curso de Biblioteconomia. Depois de conhecer a faculdade optei por estudar Sociologia e simplesmente adorei o curso! Foi muito bom para mim. Pude reconhecer o quão política eu tenho sido em minha vida. A FESPSP está no meu coração, é uma instituição em que se pode confiar, o clima da faculdade, o relacionamento entre alunos e professores é um grande diferencial para mim.

MC: No ano seguinte à formatura, a senhora comemorou 80 anos, sendo contemporânea à criação da Escola de Sociologia e Política. Chegava ao seu conhecimento as realizações e acontecimentos relativos a ela no início de suas atividades? Qual era a sua opinião a respeito?

ALZIRA: Sim, em 2012 completei 80 anos de idade. Sou, portanto, mais velha que a instituição (risos)! O que me deixa feliz é ter lido sobre sua trajetória inicial, tomado conhecimento das realizações de seus antigos alunos, e realizações políticas. Porém, tomei conhecimento da instituição somente através de colegas que se formaram ali. Hoje, o que me entristece é saber que cursos que antes a FESPSP oferecia, hoje não existem mais, como o mestrado por exemplo. Se fosse mantido, estaria me preparando para fazê-lo, sem dúvida!

MC:Qual sua percepção sobre a trajetória da FESPSP, em se tratando da sua relação com a sociedade e seus graduandos na atualidade?

ALZIRA: Acredito que a FESPSP tem tudo para crescer, tanto no campo universitário, como no campo de pesquisa. Mas sinto que ela precisa ousar mais, a meu ver acho que ali existe uma acomodação que não a deixa brilhar o quanto ela poderia e assim também seus formandos.

MC: O que teria a dizer para aqueles que ainda sondam, indecisos, o ingresso ou até mesmo a permanência em cursos como Sociologia e Biblioteconomia?

ALZIRA: Para aqueles que ainda vacilam em entrar na FESPSP, como uma octogenária formada aos 79 anos, lhes digo que entrem sem medo em Sociologia ou Biblioteconomia, pois apesar dos meus 80 anos, ainda consigo oferta de trabalho. Assim, queiram trabalhar, as portas se abrem maravilhosamente para todos os conhecimentos que necessitem. Para os que já estão matriculados, abracem a FESPSP com amor e coração, estudem, não vacilem, nada de anarquia, pois esses professores querem sorrir junto com vocês na reta final. Boa sorte!





Nilda Maria Leite é aluna do 1º semestre noturno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação