Pular para o conteúdo principal

Incentivo à leitura em São Mateus



Carolina tem 10 anos e adorou  a ação



Para incentivar o contato de crianças com os livros, os alunos Grazielli Moraes, Leandro Hauser, Venina Herculano e Winderson Gomes desenvolveram uma emocionante interação com os pequenos da Escola Estadual Chibata Miyakoshi, em São Mateus, na zona leste da cidade. A ação apostou na leitura como potencial transformador social. Leia o relato de Grazielli:



“Não é de hoje que se ouve dizer que a leitura é um grande agente transformador social, sendo assim, o projeto Adote um livro e transforme-se, resultado da disciplina de Projetos Culturais da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FESPSP), ministrada por Tânia Callegaro, é um projeto desenvolvido num bairro carente da Zona Leste, tendo como objetivo disseminar a leitura de maneira lúdica e recreativa, tendo esse poder que a leitura tem frente a uma sociedade, e ainda entender qual a importância da leitura para os indivíduos participantes.

Foram desenvolvidas as seguintes atividades:

Livro da Vida
A – Mediação de Leitura – onde depois de mediada a leitura, abre-se para a
interação dos participantes;
B – Leitura em voz alta;
C – Construção de um livro da vida;
D – Mural com “O que é leitura pra você” – onde os participantes deixam suas
opiniões;

Sendo a leitura “[...] a mola propulsora na libertação do pensamento e possibilita desencadear reflexões e desenvolver para melhoria da cidadania e desenvolvimento do ser humano” (BLAUTTMANN E VIAPANA, 2005, p.6),  pretende-se com esse projeto de ação cultural, possibilitar no individuo reflexões de maneira a impulsioná-lo não só ao hábito da leitura, mas também a melhor atuação quanto cidadão na sociedade.


Para que tal projeto fosse desenvolvido se fez necessário arrecadar livros de diferentes tipos, principalmente literatura brasileira, a fim de mostrar a cultura brasileira para os participantes. Também são necessários cartolina, lápis de cor, borrachas, apontadores e outros materiais escolares para a construção do mural.Tal material foi adquirido com a união do grupo, e com a arrecadação de amigos.

Grazielli organizou os livros a serem doados
O Projeto de ação cultural possibilitou colocar em prática o conteúdo teórico aprendido na disciplina de Projetos Culturais, trazendo ainda para aos integrantes do grupo a possibilidade de colocar outros aspectos da biblioteconomia em prática, bem como comunicação, mediação de leitura, trabalho multidisciplinar, a ludicidade e a recreação, a leitura, captação de recursos, ética, administração, marketing, planejamento, estudo de usuário, estudo de comunidade, dentre outras tantas coisas.

Trouxe aspectos de muita importância para o grupo como, por exemplo, a questão da ação cultural ser agente de promoção de conhecimento, desenvolvimento de habilidades específicas e importância da atuação do bibliotecário na sociedade.

Além de propiciar a aplicação de várias disciplinas do curso, foi de grande valia desde o desenvolvimento do projeto escrito, captação de recursos (livros, materiais), organização e desenvolvimento prático.

Sempre trabalhei com ação cultural voluntariamente e este trabalho me trouxe novamente a 
Mesa com os livros doados
 possibilidade de atuar em tal área. Foi magnifico ver o rostinho de cada participante desde a montagem até a ação em si.

No começo era um grupo montando umas coisas, rostinhos curiosos, uns chegavam e perguntavam do que se tratava, outros ficavam a observar apenas de longe; depois a coisa foi pegando sua forma, e os participantes foram se aproximando devagar, e falando baixinho, até que começou a ação, cheia de surpresas onde a cada momento foi novidade até mesmo para os realizadores.

Muito me agradou ter podido doar 200 livros a uma comunidade tão carente, e a oportunidade que essa ação cultural me trouxe que foi a montagem de uma biblioteca comunitária no Abrigo de São Mateus (projeto que ainda irei realizar).

Muitas coisas me chamaram a atenção, mais teve uma que me fez rir muito: uma menininha disse que iria escolher um livro com o título “irritação” pra dar ao pai dela que era muito irritado.
Se fiz a diferença na vida daqueles participantes, não sei, só sei que naquele momento senti a diferença, parecia que os participantes estavam juntos comigo num mundo distante, o da imaginação.

Mediação de leitura com os meninos do futebol



Agradeço à Professora Tânia e a Faculdade por nos dar uma oportunidade tão única e especial.



Para doar livros para a montagem da biblioteca comunitária entre em contato: graziellimoraes@hotmail.com


Acesse o  Facebook  do projeto.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação