Pular para o conteúdo principal

A importância do orientador para o orientando ...



...e do orientando para o orientador


Grazielli de Moraes Silva e a professora Carla Diéguez fazem algumas considerações importantes na hora de se escolher um orientador para seu trabalho de conclusão de curso:












Após alguns anos de curso é chegada a hora de fazer o tal TCC (trabalho de conclusão de curso), um trabalho que parece hercúleo. E então o que fazer? Como fazer? Por onde começar?

Para isso então surge o SUPER ORIENTADOR...

Como num passe de mágica, o super orientador amplia ainda mais nosso tema ao mesmo tempo em que nos faz focar em algo específico, é como se víssemos uma luz no fim do túnel, ou como se tivéssemos vários caminhos a seguir e essa figura nos norteasse a qual deles devemos continuar.


Quando fomos avisados que teríamos que escolher algum professor para nos orientar foi surpreendente já que era chegada a hora de relembrar a atuação de cada professor, a disciplina de cada professor, e enfim decidir: qual o professor poderia nos ajudar? 

Após escolhido o orientador tive uma imensa surpresa, nenhum dos orientadores que eu havia escolhido era meu orientador efetivamente, e uma professora havia escolhido meu tema... Sinceramente fiquei muito surpresa e um pouco com medo porque logo pensei: tá mais “ela” não tem nada a ver com meu tema, será que ela vai conseguir me ajudar? Mesmo embuída deste método, aceitei sua orientação.

 Hoje após algumas orientações vi que na verdade o orientador é um norteador entre o tema e o orientando, ele serve pra agregar valor àquilo que já vem sendo desenvolvido ou vai se desenvolver, e nos ajuda a compreender melhor os caminhos que devemos seguir, as escolhas que devemos fazer, sem enfim, precisar efetivamente entender do tema que está sendo tratado. Além disso, minha orientadora me surpreendeu a cada dia já que me proporcionou palavras de motivação, para continuar em meio a tantas turbulências.


No entanto, para que o orientador desenvolva seu papel de forma eficaz se faz necessário que essa relação seja recíproca, deve haver participação e interesse de ambas as partes, desse modo evitando que fique tudo pra última hora ou de baixa qualidade.

Tendo em vista que a concretização desse trabalho envolve questões éticas e profissionais, deve-se ater-se ao fato de que tal trabalho fará parte tanto da vida profissional do orientando quanto do orientador, e da própria instituição de ensino.

Desta forma, o orientador ocupa um papel importante na construção da pesquisa do orientando, sendo a luz da lanterna. Todavia, quem segura à lanterna é o orientado, cuja luz apenas o guia para a descoberta, que é sua.  

Contudo, isso só é possível se existir nesta relação autonomia, reciprocidade e, acima de tudo, respeito. Estabelecido isso, a relação orientador-orientando só tem a ganhar, para ambos. É uma relação de crescimento e aprendizado mútuo. Mais do que orientarmos, nós aprendemos e juntos com nossos orientandos construímos conhecimento.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação