Pular para o conteúdo principal

Oficina “Ler, incluir e transformar”




 A capacitação para mediação de leitura para deficientes visuais ou bom baixa visão foi o tema da oficina da Fundação Dorina Nowill que aconteceu na FESPSP no final de agosto. A aluna Roselene dos Santos, do quarto semestre noturno, esteve por lá e nos conta os destaques do evento: 

Em 29 de agosto tivemos a Oficina de capacitação e rodas de leitura “Ler, incluir e transformar” no auditório da  FESPSP, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para cegos. Este evento de estímulo à leitura acessível é um dos produtos oferecidos pela fundação, que também possui Centro de Memória, Biblioteca de livro falado, publicações, revista Veja falada, livros acessíveis em braille, digital “Daisy” e falado, além de mais cursos e palestras. 

Direcionado para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil, também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade. 

Por se tratar de uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, contam com doadores, voluntários, amigos e patrocinadores que fazem da instituição uma referência no trabalho de inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão.

As oficinas fazem parte do projeto “Ler, Incluir e Transformar!”, com o apoio do Ministério da Cultura. Além de produzir e distribuir livros acessíveis, este projeto desperta a consciência das pessoas para a causa da deficiência visual.

Todos que tiveram o privilégio de participar certamente concordarão que foi uma experiência maravilhosa que proporcionou esclarecimento sobre mitos existentes em nossa sociedade em relação ao deficiente visual e não “portador de deficiência visual” já que “não dá para por a deficiência no bolso”, como nos orientou a palestrante Ana Paula Silva.

Mari, Roselene e Ana Paula
Foi uma conversa descontraída e estimulante, com interação constante do público. Contamos com a presença de Regina Salvato, representante da LARAMARA (Associação Brasileira de assistência à pessoas com deficiência visual), convidados com deficiência visual, professores da rede pública, alunos e professores da FESPSP, bibliotecários de instituições públicas e privada, entre outros.
Ana Paula e Mari iniciaram a apresentação com uma descrição do ambiente, apresentação da fundação e da oficina, trouxeram as principais causas da deficiência visual e baixa visão e mediaram um debate sobre os mitos existentes e muito comuns, entre eles podemos destacar:  

“Neste momento não preciso de livros acessíveis,  porque não tenho pessoas com deficiência visual que frequentam a escola/biblioteca.”

“A pessoa com baixa visão não é deficiente visual.”

“A Fundação Dorina Nowill é o único lugar no Brasil onde a pessoa com deficiência visual pode pegar emprestado livros acessíveis.”

Lembramos que essas afirmações são mitos e muitos outros existem em nossa sociedade. Uma observação que achei bem interessante é que não devemos brincar, acariciar ou dar alimentos ao cão guia, pois existe um vinculo de autoridade com o deficiente visual e qualquer interação externa  atrapalha o relacionamento com o dono. Só é permitida com autorização do mesmo ou nos momentos de lazer, quando o cachorro não está com a guia. Outra é que não é necessário falar alto ou de forma infantilizada e no caso de recusa ao auxílio oferecido, não devemos julgar e rotular, pois em outro momento essa ou outra pessoa pode “realmente” precisar.

Roda de leitura
Para desenvolvermos a roda de leitura formamos 2 grupos:  a atividade consistia em escolhermos um livros cada, em tinta/braile, definirmos quais trechos mencionar e figuras descrever, escolhermos os integrantes do grupo mais adequados, contar a história e descrever as imagens de forma que representassem o conteúdo existente no original integral. Recebemos alguns convidados com deficiência visual e os grupos se apresentaram e interagiram com eles dentro dos conteúdos propostos, como por exemplo o tema futebol, muito polêmico por sinal, devido à preferência dos participantes por diversos times. Os convidados fizeram comentários e perguntas, deram palpites sobre jogadores, puderam manusear as obras, foi uma troca rica e prazerosa.



Para mais informações, escreva para leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br ou ligue para (48) 8411-2509 / 3226-7005, com Marcia.


http://laramara.org.br/ acesso em 09/09/13.



Roselene Mariane Medeiros Santos é aluna do 4º semestre noturno.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação