Pular para o conteúdo principal

Práticas da gestão da informação para negócios

Joanita Lopes e Denise So
Práticas de gestão da informação para alavancar negócios são ações que o bibliotecário pode desenvolver dentro de qualquer empresa. Na segunda edição da série Encontro Setoriais na FESPSP que aconteceu na última sexta feira, 25 de outubro, o foco foi a informação para negócios.

Joanita Lopes, bibliotecária do IBOPE, e Denise Rodrigues So, bibliotecária da VIVO em Inteligência Competitiva, trouxeram questões relacionadas à competitividade entre as empresas e que são gerenciadas pelo bibliotecário dentro de uma equipe multidisciplinar.

Joanita Lopes é formada em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP, com curso de pós-graduação Lato Sensu em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Automatizados de Informação e também é  especialista em Gestão do Conhecimento. Começou sua carreira em uma biblioteca especializada na área da saúde, no Instituto do Coração, na cidade de São Paulo, e posteriormente trabalhou em um CEDOC da indústria farmacêutica, seguida da BIREME e, enfim, iniciou sua carreira no IBOPE.

Na empresa onde está há quase dez anos, auxiliou na implantação do Centro de Informação e
Joanita Lopes
Documentação do IBOPE (CIDI), pensado para fazer a gestão da informação e dar apoio informacional para as áreas de negócios e seus respectivos projetos. Aline  Cristini Cambur, do sexto semestre matutino, destacou a característica do intangível no CIDI: ”Ela mencionou a quase ausência de algo físico, a informação é completamente automatizada” disse a aluna. Isso se coloca em um contexto em que todas as empresas tendem a diminuir seus espaços, tornado-se, por si, um ganho de competitividade interna.

Alunas de Biblioteconomia
Josy Garcia, do segundo semestre noturno, achou muito interessante a discussão sobre o registro da função de Denise com um nome diferente de “bibliotecário” e isso levantou a pergunta: ”e por que não um bibliotecário para fazer isso”? A aluna aponta que isso gera uma onda desfavorável à própria profissão: “Defendo o registro de bibliotecário como forma de divulgação da nossa profissão.”

Em sua fala, Denise Rodrigues So enfatizou a importância de se ir além da unidade de informação, explorando outras fontes de informação que não as já tradicionais. Afirmou que procurar desafios é também saber vender o que você sabe fazer para a empresa, dentro da cultura organizacional, naturalmente. “É mostrar que, com as competências que você tem, com o ferramental técnico da sua formação, você pode fazer o trabalho, e trazer isso para a unidade de informação, para que ele seja realizado por um profissional bibliotecário. As pessoas desconhecem a nossa formação. As pessoas não sabem sequer que o bibliotecário pode trabalhar em uma unidade de informação de uma empresa”, afirmou Denise.


Denise So

A bibliotecária formada e Mestre em Ciência da Informação pela ECA/ USP expôs que corre-se riscos diariamente em uma empresa, portanto, o bibliotecário deve estar atento para identificar oportunidades e fazer parcerias com o cliente interno, o externo e também com fornecedores pois essas alianças viabilizam o trabalho hoje e do futuro também. 


Fotos: Agência FESPSP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e