Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2013

Práticas da gestão da informação para negócios

Joanita Lopes e Denise So Práticas de gestão da informação para alavancar negócios são ações que o bibliotecário pode desenvolver dentro de qualquer empresa. Na segunda edição da série Encontro Setoriais na FESPSP que aconteceu na última sexta feira, 25 de outubro, o foco foi a informação para negócios.

Bibliotecas públicas irmãs: NAPLE

Ação da NAPLE de incentivo à leitura Onde isto acontece? Por meio do fórum de Autoridades Nacionais para Bibliotecas Públicas na Europa (National Authorities on Public Libraries in Europe, ou NAPLE na sigla em inglês).

Gestão da informação, com Roberta Gravina

Roberta Gravina Roberta Gravina é multitalentosa e não pára um segundo. Perspicaz e antenada, vê sempre à frente de seu tempo. Concilia seu trabalho no gerenciamento da Biblioteca e Arquivo da SP Escola de Teatro com sua carreira como empreendedora na Metodológica , consultoria de projetos em gestão da informação.

Encerramento do Seminário de 80 anos da FESPSP

Esquerda acima: Sr. Waltercio, Professores Concília, Aldo e Ivan Em 18/10/13 às 19h tivemos a cerimônia de encerramento do Seminário de 80 anos da FESPSP: Brasil, os desafios do futuro! no auditório da FESPSP com h omenagens, premiação de concursos e lançamento de livros, seguido de coquetel no hall de entrada.

Oito vezes Literatura Espalhada

Prof Ivan participa do Literatura Espalhada “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.  Os livros só mudam as pessoas.”   Mário Quintana Atenção: chamada para quem gosta de mediação de leitura:  terça que vem, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro e isso é o motivo para a edição 2013 do Literatura Espalhada, em dois horários: manhã, às 10h, e noite, às 18h. Os grupos vão sair do saguão da FESPSP. Veja os detalhes:

II Miss(ter) Traça mostra engajamento de futuros bibliotecários

II Miss(ter)  Traça Jéssica Poquini, do oitavo semestre noturno, arrebatou corações com sua simpatia e assertividade e conquistou o prêmio principal. Aliás, simpatia com engajamento e muita diversão não faltaram na festa 2013 do Miss (ter) Traça, acompanhe:

Coaching e Bibliotecas públicas em debate

Adriana Ferrari entre os profs Francisco e Valéria Valls No Seminário de 80 anos da FESPSP, as tardes foram tomadas por mini-cursos sobre os mais variados temas, com professores da instituição e profissionais convidados. Alguns dos destaques foram o mini-curso sobre coaching, com a professora da FaBCI, Adriana Souza, e sobre bibliotecas públicas, com Adriana Ferrari. As alunas Roselene Medeiros e Mariana Araujo estiveram por lá e nos contam como foi:

Senador Suplicy abre Seminário FESPSP 80 anos

Senador Eduardo Suplicy  Na abertura do Seminário  80 anos  FESPSP na segunda feira, dia 14,  de manhã, o professor e diretor acadêmico da instituição, Aldo Fornazieri, apresentou o tema da mesa redonda “Renda Mínima e Bolsa Família: caminhos para uma sociedade mais justa” dentro de uma temática de permanente busca pela igualdade. Os convidados da mesa foram Ana Maria Medeiros da Fonseca e o Senador Eduardo Suplicy.

Destaques Seminário integrado FESPSP 80 anos

O futuro da cidades, as tecnologias como molas propulsoras de mudanças na sociedade, a situação da classe média hoje, Biblioteca Viva e muitos outros assuntos foram debatidos no Seminário de 80 anos da FESPSP. Um ponto em comum entre muitas delas foi a recuperação das manifestações de junho, com múltiplas leituras. Veja alguns destaques:

Políticas públicas para bibliotecas: Elisa Machado (SNBP)

Elisa Machado   Políticas públicas para bibliotecas foi o grande tema da terceira noite do Seminário, com a professora Elisa Machado (UNIRIO), no auditório da FESPSP. A coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas conversou com alunos, ex-alunos, professores e profissionais sobre as ações do governo para o incremento e maior visibilidade da área. Veja os principais destaques:

Professores da FaBCI apresentam suas pesquisas

Andreia Gonçalves (acima), Adriana Souza e Francisco Lopes Professores da FaBCI Adriana Souza, Francisco Lopes e Andreia Gonçalves Silva apresentaram suas pesquisas no segundo dia do Seminário integrado FESPSP 80 anos. No dia dos Professores, um encontro especial de mestres na parte da manhã: professores de Biblioteconomia reunidos para falarem de suas pesquisas acadêmicas para a comunidade FaBCI.

Jorge do Prado articulando os profissionais da informação

Jorge do Prado O bibliotecário como articulador de mídias sociais é uma atividade que demanda conhecimento e estudo. A integração de mídias a favor do seu público, o interagente como foco de suas ações, a relevância do conteúdo do seu post, todas essas variáveis devem entrar na conta do planejamento para alavancar o sucesso da presença online. Jorge do Prado, bibliotecário e excelente articulador de midias sociais, esteve na FESPSP na sexta, 04 de outubro, para um encontro com alunos e professores sobre o tema, dentro do Programa de Enriquecimento Curricular (PEC).

Viver e respirar bibliotecas: Soraia Magalhães

Soraia Magalhães  Soraia Magalhães é uma incansável caçadora de bibliotecas, atenta às necessidades tanto do usuário quanto do profissional bibliotecário, com um olhar diferente que poucos têm. Ganhou projeção nacional e internacional ao liderar o movimento “Abre Biblioteca”, que pediu a abertura da Biblioteca Pública de Manaus, em junho de 2012. A conquista se deu em janeiro de 2013, e Soraia mostrou para toda a classe bibliotecária que lutar pela biblioteca pública vale muito a pena. 

Paixão de bibliotecário: #bibliocamp!

Um punhado de ideias. Um grupo de pessoas. Muita paixão, entusiasmo e determinação. Uma desconferência. O que dá essa mistura? #Bibliocamp, claro!!  Em sua terceira edição, ocorrida no útlimo sábado, São Paulo foi o palco de uma deliciosa interação entre bibliotecários de várias partes do país para uma conversa despojada ao pé dos versos de Álvares de Azevedo, na biblioteca temática de poesia Alceu Amoroso Lima. O bibliotecário Eduardo Graziosi Silva , do blog Mundo Bibliotecário , sintetizou em palavras certeiras a apresentação de cada palestrante neste ótimo post, e que fica como um fiel registro de um encontro despojado em que renovamos nosso caso de amor pela nossa profissão:

Especial TCC: Linguagens documentárias, com Millian Piche

Millian Piche   Millian Felipe Batista Piche, aluno do oitavo semestre matutino, está levantando questões sobre a escolha de termos na indexação. Na sua pesquisa de TCC, Millian tem se deparado com organizações que não aplicam políticas de indexação, ou até nem a desenvolvem. Quem sofre, claro, é o usuário. Veja a entrevista:

Encontros Setoriais FESPSP: metodologia Lean e base LILACS

No último dia 27 foi realizado o primeiro Encontro Setorial FESPSP com ênfase em informação em saúde. Para quem ainda pensa que o mundo da biblioteconomia gira em torno apenas de bibliotecas universitárias, públicas e escolares, esta é uma ótima oportunidade de conferir o quão amplo é o mercado para o profissional bibliotecário. É ainda uma chance para conhecer algumas especialidades para que o estudante possa pesquisar, e quem sabe, se identificar e se especializar para atuar na área.

Professora Adriana Souza defende mestrado com tema inédito em CI: coaching

Você já pensou em fazer um mestrado, mas talvez um MBA seja mais vantajoso. Você tem alguns talentos que precisam ser mais desenvolvidos. Uma viagem ao exterior pode alavancar sua carreira. Como tomar decisões e executar planejamentos como estes? Como potencializar a concretização de suas metas? Essas e outras perguntas podem ser decisivas para uma melhoria da experiência profissional em busca de novas oportunidades e podem ser respondidas em um processo de coaching . A professora Adriana Maria de Souza defendeu esta semana seu mestrado na área de coaching , apresentando sua dissertação: "O coaching na atuação do Profissional da Informação", onde aplica o conceito em uma abordagem inédita no Brasil. A MC foi conhecer um pouco desta pesquisa da professora Adriana, leia a seguir:

Especial TCC: Gestão documental, com Winderson e Antonieli

Winderson e Antonieli A importância da Gestão Documental e de seus instrumentos (Tabela de Temporalidade de Documentos / Plano de Classificação de Documentos) para a organização e recuperação da massa documental que é produzida nos arquivos é o que Winderson Gomes e Antonieli Alves, do sexto semestre noturno/matutino, estão defendendo em seu TCC: