Pular para o conteúdo principal

A indexação de imagens.

A indexação é processo chave da descrição temática de um item, que por sua vez é peça fundamental na classificação de um acervo. Apesar de possuirmos bastante conhecimento quando tratamos da indexação de livros, textos, artigos ou qualquer outro material escrito, ainda tropeçamos quando lidamos com informações em diferentes   formas.
A indexação de fotografias já foi muito citada aqui na monitoria, mas hoje iremos discorrer mais a respeito do assunto. O que é importante levarmos em conta na indexação? Quais pontos devemos nos atentar? O que há de diferente na indexação de um material escrito e de um material iconográfico?
Na indexação de materiais escritos (sendo quaisquer suportes) é importante uma leitura documentária previa. Digo importante, mas quero dizer ESSENCIAL, é o primeiro passo a se dar quando vamos realizar a indexação, é impossível ler cada item de um acervo na íntegra, e para isso existem métodos que utilizamos para identificar os assuntos principais de uma obra e então selecionar as palavras-chaves que mais condizem como o item mas sempre, claro, pensando no nosso usuário.
A principal diferença de um material iconográfico (pinturas, gravuras, fotografias, desenhos) para um material escrito é que em sua análise estamos contemplando a obra na íntegra, o que sugere que devemos ser ainda mais específicos e precisos na hora da indexação.
Quando se realiza a indexação iconográfica sempre devemos levar em conta dois fatores:

1º O que a imagem mostra;
2º O que a imagem diz.

Também podemos chamar esses fatores de objetivos e subjetivos.
Pense em uma foto sua de família no natal. Lá podemos encontrar esses dois fatores, podemos citar as pessoas que estão na imagem, suas roupas, o nome da festa, o local, entre outros, essas são as características objetivas, porém, ao analisarmos a imagem com mais atenção podemos encontrar outras palavras-chaves que se aplicam: felicidade, família, amor... Essas são as características subjetivas, e em uma indexação de um acervo iconográficos AMBAS são importantes.
Para complicar ainda mais vamos pensar em um filme. Como você indexa um filme? É claro que você consegue pensar em meia dúzia de filmes e algumas palavras que os descrevem perfeitamente, porém lembremos que estamos falando de um acervo onde você não pode ver cada filme que irá classificar, deverá fazer isso apenas baseado nos dados que lhe são fornecidos.

E ai? Como você faria?
Técnicas são criadas para situações como essa, lugares onde você deve procurar, fatores que você deve considerar entre outros. Minha intenção com esse post não é apavorá-lo, é apenas dar uma visão além daquela que temos em sala de aula ou nos acervos usuais.
Desafios nos são colocados frente a frente todos os dias e cabe a nós achar soluções para que possamos enfrenta-los.

Ficou interessado? Então confira os links abaixo!

Política de Indexação
Análise de Imagens e Filmes: alguns princípios para sua indexação e recuperação
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8136

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e