Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade para deficientes visuais em bibliotecas.

Há algum tempo a Monitoria Científica fez a divulgação do VIII SENABRAILLE  (Seminário Nacional de Bibliotecas Braille) que ocorrerá em São Paulo entre 28 e 30 de abril. O evento nasceu com a ideia de gerar discussão e pesquisa a respeito dos problemas encontrados pelos deficientes visuais em seu acesso a biblioteca, levando em conta essas dificuldades o seminário visou o debate de técnicas, métodos e tecnologias que promovessem a acessibilidade para esse tipo de usuário. Na descrição do próprio site do evento eles dizem ser [...] um espaço de discussão para formular, reunir e realizar troca de experiências entre os profissionais que trabalham nas bibliotecas, sobretudo, para atender o público com deficiência visual ou cegueira”.
Com a programação divulgada a Monitoria Científica FaBCI pensou em trazer o tema para a pauta da semana.

Sempre quando falamos na acessibilidade para bibliotecas é normal pensar nos deficientes físicos e o trabalhoso acesso ao local biblioteca, os erros constantes dos arquitetos em prover rampas ao invés de escadas, elevadores para acesso aos andares superiores, banheiros especializados, estantes espaçadas com alturas corretas, entre outros diversos fatores; porém, a realidade de quem é deficiente e acessa a biblioteca vai muito além.
Deficientes visuais são usuários constantes em bibliotecas, tanto que o ramo de áudio livros é extremamente popular e necessário para qualquer biblioteca. Os livros em braille (sistema de leitura através do tato para deficientes visuais) são mais difíceis de serem encontrados, porém, também tem seu espaço.
Pensando nessas questões a Biblioteca Nacional disponibiliza desde 1969 obras que atendam essa demanda de usuários com uma sala especializada para deficientes visuais e mais de 7.000 obras em braille.

Mas será que realmente existem tantos usuários com esse tipo de particularidade? A resposta é SIM! Não a toa que o maior leitor da já conhecida Biblioteca de São Paulo é um deficiente visual!
Sérgio Luiz Florindo, de 51 anos, já pegou de empréstimo 533 livros na Biblioteca São Paulo, zona norte da capital. [...] Florindo se tornou um devorador de obras. No áudio do DVD da sua casa, chega a ouvir três livros em um dia. A biblioteca permite que ele pegue dez obras de cada vez, ele nunca pega menos que isso.” (fonte: Estadão)


Assim como qualquer outro usuário os que possuem deficiências ou necessidades diferenciadas devem ter acesso ao acervo de maneira clara, facilitada e respeitosa. É nosso dever como disseminadores da informação sermos o mediadores entre eles e o acervo, inovar em métodos que promovam a acessibilidade para todos, e sempre investir em novas tecnologias que auxiliem cada vez mais no acesso da informação para todos. 

Ficou interessado? Então confira os links abaixo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e