Pular para o conteúdo principal

Visita à biblioteca Dom Luciano Mendes de Almeida.

Na segunda-feira dia 24 de fevereiro os alunos do 1º semestre de biblioteconomia fizeram a tradicional visita a Biblioteca Dom Luciano Mendes de Almeida no Colégio São Luís.
A aluna Isabel Figueiredo mandou seu relato de como foi essa visita:

Minha experiência na biblioteca Dom Luciano Mendes de Almeida – Colégio São Luís

Fomos recepcionados pela gestora da biblioteca Gládis Maria Schmidt, que nos orientou por toda a visita.
Iniciamos nosso tour pela sala de higienização, onde conhecemos a Cida, que é responsável pela higienização do acervo e tratamento dos livros danificados (pequenos reparos). Fomos informados que ela realizou diversos cursos na área e atua também no ensino dos alunos de menor faixa etária, que são convidados a conhecer seu trabalho e são instruídos sobre a importância do manuseio adequado do material, nesta sala também estão acondicionados os livros raros da instituição, que tem cerca de 146 anos de existência.
Logo após fomos conhecer o acervo que ainda está sendo selecionado e catalogado, pois, a partir de 2008 houve uma mudança na classificação utilizada na biblioteca, o que antes era catalogado por ordem de chegada, hoje, é classificado segundo as regras da CDD, a instituição conta com cerca de 70 mil obras.
Conhecemos também a responsável pelo serviço de digitalização de documentos (cartas, fotografias etc.) que possuem um grande valor histórico por se tratarem de documentos ligados ao ensino jesuítico; há um projeto para a criação de um possível Centro de Memórias da instituição, que apresentará um grande valor de pesquisa histórica, arquitetônica, pedagógica e que trará consigo um grande peso, lembrando que a instituição foi fundada na cidade de Itu em 1867.
Em seguida fomos apresentados a biblioteca infantil, que possui um espaço amplo e devidamente projetado para as crianças, com móveis e decoração adequados ao seu público alvo. Há um espaço com mesas e cadeiras que é utilizado para “aulas de biblioteca”, este espaço está integrado ao acervo que possui total acesso aos pequeninos, tudo é organizado e classificado para que se torne fácil o entendimento das crianças, há ainda dois espaços em anexo, um foi projetado exclusivamente para crianças que ainda não foram alfabetizadas, com materiais próprios a esta faixa etária como livros emborrachados, livros de tecido e de material cartonado, o outro, chamado de “floresta encantada” que é uma sala muito aconchegante composta por almofadas e um painel onde há desenhos inspirados no livro “O Pequeno Príncipe”, incentiva o lado lúdico dos pequenos. Fomos apresentados a Juliana que é a bibliotecária responsável por este espaço, ela nos contou como funcionam as regras da biblioteca, os empréstimos e o pagamento das multas pelas crianças, além de nos contar um pouco sobre os projetos que a biblioteca realiza com o apoio do corpo docente da instituição e sobre a importância de manter o vínculo sala de aula – biblioteca.
No sétimo andar fomos apresentados ao acervo “geral” que atende os alunos a partir da sexta série do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, além do corpo docente e dos funcionários da instituição. Em um espaço bem iluminado, com acervo bem organizado e com profissionais preparados para lidar com o público escolar enceramos nossa visita à biblioteca Dom Luciano Mendes de Almeida.
Foi uma excelente oportunidade de conhecer uma biblioteca pensada e preparada para um público tão especial como é o público escolar, importante lembrar que cada espaço, como foi ressaltado pela Gládis (inúmeras vezes), foi projetado em conjunto com os arquitetos e colaboradores da biblioteca, que são os profissionais que entendem das funcionalidades do ambiente. Além de um belo modelo de organização a biblioteca do Colégio São Luís nos mostra um belo modelo de gestão, com enfoque no usuário.

Isabel Figueiredo – 1º semestre de biblioteconomia.

Ficou interessado? Então confira o vídeo sobre a visita dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à sala de higienização:

Colaboração na matéria: Isabel Figueiredo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e