Pular para o conteúdo principal

Programa Escola da Família apresenta o universo da leitura para as comunidades mais carentes

  
Olá, futuros Bibliotecários e Cientistas da Informação!
Sejam todos bem-vindos a mais um ano letivo!
Atrasada?!Eu? Confesso que estou sim, mas só um pouquinho e ainda dá tempo de desejar que 2015 seja repleto de aprendizado e, que todos nós tenhamos muita disposição, foco e controle em mais uma longa jornada de estudos (os semestres passam num piscar de olhos, por isso, muito guaraná na veia galera, rs). Ah! Ânimo também, pois teremos muita informação para absorvermos e tornamos em conhecimento. Portanto, força na peruca e bora cuidar também da saúde, ela é primordial para aguentarmos toda essa correria.

Bem, o motivo de escrever a vocês, queridos, além de desejar bons estudos principalmente aos calouros, quero compartilhar uma notícia que li recentemente no site da Secretaria da Educação, a respeito do tema deste ano do Programa Escola da Família, que particularmente acredito, muito interessa a nós, estudantes de Biblioteconomia.

Como já mencionei a edição deste ano do projeto Programa Escola da Família tem muito a ver conosco, voltados à leitura, os projetos do Programa irão espalhar o gosto pela leitura na comunidade. Atividades como: Contação de histórias, saraus e até mesmo um “Cantinho do livro” e exposições farão parte da edição de 2015.

 Leiam abaixo o comentário de um dos responsáveis pelo Programa Escola da Família 2015 sobre o tema:
[...] Cada escola é responsável por organizar a sua programação. Por isso, a população deve procurar a unidade para saber qual é a agenda de eventos e oficinas. “Ler com prazer é objetivo do projeto. Assim, pessoas da comunidade e alunos poderão visitar histórias, ir a lugares nunca idos, conhecer os mais diferentes personagens, além se aproximar dos principais autores brasileiros e estrangeiros”, explica Wilson de Tarso Araújo, do Centro de Projetos Especiais da Secretaria. [...]

Um pouco sobre o Programa Escola da Família...
Para quem ainda não conhece o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto n° 48.781, de 07 de julho de 2004, instituiu o Programa Escola da Família, cujo objetivo é a integração escola-comunidade, por intermédio de diversas atividades desenvolvidas no espaço escolar, sempre aos finais de semana, por educadores: voluntários e estudantes universitários bolsistas.
Como mencionei, o Programa também beneficia os universitários que doam seu tempo livre em algum projeto, além de ganhar em experiência, podem também concorrer a bolsa de estudos de 100%, denominada de Bolsa-universidade. Isso, por causa da parceira do Programa com as Instituições Acadêmicas. As inscrições são abertas periodicamente.
Enfim, vejam caros colegas, mais um espaço em que nós, estudantes de Biblioteconomia, poderemos exercitar os conhecimentos já adquirimos pelo curso e ajudar a incentivar aos demais ao hábito de leitura, não é mesmo?
Era isso. Aos interessados, deixo ao final o link do site para mais informações sobre o Programa.
Até breve!



Para saber mais sobre o projeto consulte o site do Programa Escola da Família.

Esta matéria foi elaborada pela aluna Juliana Gomes Figueiredo, do 3º semestre noturno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação