Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Seminário Tendências contemporâneas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Pelo 3º ano consecutivo foi realizado o Seminário “Tendências contemporâneas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação” na disciplina Tópicos Avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento (6º semestre), da Profa. Valéria Valls.

Anos anteriores:

  • Seminário Tendências 2014 (turma 2014) - Clique aqui.
  • Tendências hoje em Gestão da Informação e do Conhecimento (turma 2013) - Clique aqui.


O seminário finaliza uma proposta de trabalho que abordou ao longo do semestre vários processos e áreas de atuação do bibliotecário, por exemplo, a Gestão da Informação, a Gestão do Conhecimento e a Inteligência Competitiva, a Gestão da Inovação, o Empreendedorismo e a Consultoria na área, a Responsabilidade Social do bibliotecário, além de aspectos sobre sua formação continuada e os movimentos associativos e os Órgãos de representação profissional.

O Seminário, portanto, é a “cereja do bolo”, da disciplina, ou seja, é a oportunidade dos alunos identificarem no mercado de trabalho um bibliotecário atuante em uma das áreas estudadas ou em outras áreas, desde que seja algo inovador e “fora da caixinha”!

Esse ano foram 10 trabalhos apresentados:

- Matutino:

-- Booktuber (Gabriela Pedrão) por Andrezza, Rodolpho e Sthéfani

-- Educação Médica Continuada (Sheila Silveira) por Priscila e Carlos Augusto

-- Banco de Imagens (Laura Del Mar) por Marcos Issa


- Noturno

-- Inteligência Competitiva (Camila Meneghetti) por Andressa, Iandra, Karin Bezerra e Thalita

-- Arquitetura da Informação (Laura Pimentel) por Cristiane, Ingrid, Iolanda, Josy, Aldimeri e Rosa

-- Segurança da Informação (Claudete Aurora) por Ana Beatriz, Leticya e Simon

-- Consultoria em Biblioteca Comunitária (Irene Butti) por Érica, Isabel, Ivane, Janaina, Simone e
Regina
-- Arte-educação (Tais Mathias) por Deiziana, Juliana, Maria Luma e Melícia

-- Intraempreendedorismo (Felipe Alexandrino) por Fábio, Hernani, Isabela e Michele

-- Indexação de imagens  (Nanci Shinsato) por Carla, Edilene, Karen Ui e Maria Ionara


Entrevistando os bibliotecários e conhecendo um pouco mais sua trajetória e atuação, as competências necessárias para atuar nessa atividade e também a opinião dos entrevistados sobre a Biblioteconomia, os jovens profissionais tiveram a oportunidade de ampliar seu olhar em relação à área e as diversas oportunidades disponíveis para os bibliotecários inovadores, que não tem medo dos desafios!

A Biblioteconomia é uma área que oferece muitas possibilidades, especialmente para quem está antenado (e bem preparado!).

Duas de nossas alunas, que participaram do seminário, enviaram suas impressões:


"Na quinta-feira, dia 19 de novembro, aconteceu mais uma edição do Seminário Tendências Contemporâneas da área durante a aula de Tópicos Avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento ministrada pela docente Valéria Valls.

O seminário tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre bibliotecários empreendedores, que pensam fora da caixinha e atuam em áreas que ainda são desconhecidas por muitos.

Durante o período matutino o 6º semestre de Biblioteconomia e Ciência de Informação contou com três grupos que nos apresentaram diferentes profissionais que estão usando a Biblioteconomia para alcançar novos espaços e objetivos.

O primeiro grupo, constituído pelos discentes Priscila Barbosa de Andrade e Carlos Augusto, apresentou a bibliotecária Sheila Silveira, responsável pelo Programa de Educação Médica Continuada (EMC) do Hospital Abert Einstein, que tem como objetivo incentivar seus médicos a continuarem se atualizando profissionalmente através da pesquisa e publicação.

O programa surgiu em 2003 mas passou a fazer parte da biblioteca no ano de 2012, e foi assumido por Sheila em meados de 2014. Seu trabalho consiste na análise e validação dos certificados apresentados pelo corpo clínico, que ganha pontos a cada ação e depois é recompensado pelos mesmos. Obrigatoriamente é necessário obter a meta de 50 pontos por ano (para cada médico), porém, muitos vão além disso, ganhando benefícios.

Sheila teve que lidar com a dificuldade em entender os documentos e o contato com os profissionais, mas cada vez foi se aperfeiçoando mais, e apesar de afirmar que o EMC não é perfeito, ela diz que adora seu trabalho e a instituição onde trabalha, e busca a cada dia melhorar e aprimorar o programa.

O segundo grupo formado pelos alunos Sthéfani Paiva, Rodolpho Pavan e Andrezza Camera discorreram sobre os Booktubers, pessoas que falam a respeito de livros na rede social de vídeos Youtube.

A profissional escolhida foi a bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão graduada em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia que em 2014 criou o canal “É o último, juro” onde fala a respeito dos livros que lê, sua importância e seu contexto dentro da sociedade atual em que vivemos.

Priorizando livros que tratem a respeito de bibliotecas e do profissional bibliotecário, ela vê seu canal como uma forma de estímulo a leitura, e uma mediadora, além de divulgar a profissão. Ela levanta a questão das novas mídias sociais e de como é necessário que o bibliotecário se reinvente e utilize das mesmas para atingir seu usuário.

O terceiro e último grupo a se apresentar falou sobre a bibliotecária Laura Del Mar Lourenço responsável pelo banco de imagens Pulsar Imagens. A pesquisa foi realizada pelo fotógrafo e também dono de banco de imagens, Marcos Issa.

Criado em 1991, o banco de imagens Pulsar Imagens começou com um acervo físico de cerca de 800 mil slides! O que parecia ser impossível se tornou revolucionário, e Laura conseguiu catalogar todos eles tornando-os recuperáveis. Além de ser um acervo diferenciado que demandou muito trabalho e atenção, ele também acompanhou o avanço tecnológico, tornando-se digital, porém mantendo ainda a mesma hierarquia de classificação que possuía anteriormente.

Hoje abrigando vídeo, e não somente fotografias, a Pulsar Imagens possui uma sede física em São Paulo com 13 funcionários, alguns trabalhando diretamente da sua casa como indexadores, porém, os planos são de expansão, e em breve podendo ter sedes localizadas em outras regiões do mundo, como o Reino Unido.

O Seminário Tendências sempre vem com novidades, e a cada dia descobrimos mais uma área onde o bibliotecário pode estar atuando, mostrando que onde há informação, há a necessidade de um mediador."
 Andrezza Camera - 6º semestre matutino


"É muito legal ver todas as possibilidades que a nossa profissão nos dá. Nem nós mesmos conhecemos todas as áreas nas quais podemos atuar! Vi que o que é realmente necessário é ter muita criatividade e amor, e, claro, uma boa dose de paciência afinal resultados vem com esforço e dedicação. Se manter atualizado também foi algo que apareceu em quase todas as apresentações, todos os profissionais se mantiveram atualizados. Achei bom ver que quem faz coisas diferentes na nossa área não está apenas relacionado exclusivamente a tecnologia, pois a gente tem uma mania de achar que coisa inovadora tem que ter a ver com tecnologia. Vimos profissionais inovando na leitura, como a Tais Mathias, ou então como o Felipe Alexandrino (que foi a presentado pelo meu grupo) que inovou atuando com empreendedores e sendo proativo na empresa que ele trabalha, atuando assim como intraempreendedor. Essa realmente é uma atividade necessária para os recém formados, abre bastante a nossa cabeça para o que podemos oferecer ao mercado."

Isabela Martins - 6º semestre noturno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação