Pular para o conteúdo principal

Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso

O final de uma jornada chegou! E é a hora dos nossos formandos se prepararem para levantar o canudo, na colação de grau. Mas, há mais uma missão antes da formatura... a apresentação de seus trabalhos para banca.

Todas as apresentações acontecerão na segunda semana de dezembro, entre os dias 07 e 11/12.

Para os alunos que estão se formando, é uma oportunidade excelente de apresentar algo a que se dedicaram 1 ano inteiro... e aos alunos que ainda não estão nesta fase, é uma oportunidade de conhecer o que está sendo produzido na faculdade, e quem sabe ter um insight para produzir o seu.

Elaboramos uma lista com todos os TCC's que serão apresentados, e que você pode conferir logo abaixo. Programe-se e venha prestigiar os colegas.

Uma de nossas colegas, a Andrezza Camera nos enviou um relato muito sincero, de como foi a experiência de elaborar um TCC...

"Dia 18 de novembro foi uma marca circulada desde o início do ano, a entrega do “temido” Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, carinhosamente apelidado. A verdade é que desde que entramos na faculdade ouvimos falar dele, tememos, ansiamos e quando chegamos para realizar o pré-projeto parece que tudo que tínhamos na cabeça explode e se torna um absolutamente nada, bate um branco, não sabemos nem por onde começar, e então começa o desespero.

Assim como muitos Biblioteconomia foi minha primeira graduação, sai diretamente do Ensino Médio e cai de cabeça no universo do ensino superior, foi assustador e confuso, mas com o tempo acabamos nos agregando como se tivéssemos nascido para estar aqui, mesmo assim construir o TCC foi uma experiência única em muitos sentidos, e hoje, após a entrega eu posso dizer que em suma foi gratificante.

Depois de quatro semestres estudando e pesquisando sobre as diversas áreas da biblioteconomia finalmente nos é dada a oportunidade de escolhermos o nosso tema de trabalho, sempre conversando com nossa graduação, e essa oportunidade única é um misto de prazer e temor. O que devo pesquisar? Será que vai dar certo? Será que vai dar TEMPO? Sendo esse último, o tempo, certamente nosso pior inimigo.

Mas para todos aqueles que estão nessa fase de pré-projeto, roendo as unhas, arrancando os cabelos e enfiando a cara nos livros, sem estresse! Acreditem, eu passei por tudo isso, mas se tem uma coisa que eu aprendi depois de passar esse um ano inteiro escrevendo, procurando, buscando e aprendendo é que o mostro do TCC só parece grande, e a tarefa de domá-lo, apesar de cansativa, é fácil, e vai valer a pena.

Sabemos que problemas e imprevistos acontecem, acredite, eu sei disso. Meu tema passou por pelo menos três alterações, eu só defini o título do meu trabalho uma semana antes de sua entrega, e terminei as referências um dia antes! Sempre acabamos com a sensação de poder ter feito mais, de querer pegar de volta e escrever mais um pouquinho, de usar mais uma citaçãozinha... São os dilemas da pesquisa, mas assim como nossos professores nos dizem todos os dias “Foco” é a palavra da sorte nesse trabalho.

Se eu pudesse dar alguma dica para nossos futuros pesquisadores seria “Mantenha a calma” porque o desespero em nada ajuda. Agora, de cabeça fria, lembre-se de escolher um tema que goste e atraia; tão importante quanto a temática é seu orientador então escolha um docente que abrace a sua proposta com o mesmo vigor que você; se organize, as leituras, os resumos, fichamentos, e elabore um sumário que sirva de mapa para sua pesquisa; Escreva, mesmo quando ache que não está bom, leia novamente e reescreva!; não seja tão crítico com si mesmo; e se você tiver alguma dúvida consulte seus colegas e, obviamente, seu orientador.

Lembre-se que no final, só falta um ano para você ser um bacharel em Biblioteconomia! Não esqueça das outras disciplinas e faça dessa etapa só um primeiro passo na sua carreira cientifica, aproveite, experimente, erre e reinvente, a graduação é só o primeiro passo e não é para ser um sofrimento e sim uma incrível experiência de aprendizado."

Andrezza Camera - 6º semestre matutino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação