Pular para o conteúdo principal

Coluna: Admiráveis Bibliotecas Comunitárias: o senso-crítico dos líderes comunitários


Por: Sidnei Rodrigues de Andrade

Sempre gostei de pesquisar assuntos da Biblioteconomia e Ciência da Informação na sociedade contemporânea mundial e brasileira, como muitos dos que acompanham as postagens que compartilho das Atividades Complementares FaBCI-FESPSP no Facebook e o blog sabem. Neste ano de 2016, estou iniciando um novo projeto que há muito tempo queria realizar e compartilhar com todos os colegas e amigos profissionais da informação.

Um dia em minha residência estava refletindo e pesquisando sobre a seguinte unidade de informação que é pouco mencionada e debatida em instituições acadêmicas neste contexto contemporâneo: a Biblioteca Comunitária. Fui procurar saber nas principais bases de dados quais são os artigos relacionados a essa tipologia de unidade de informação e encontrei alguns artigos científicos de excelente qualidade, abordando essa unidade de informação social. Como sou um ser humano muito curioso, resolvi pesquisar mais sobre a temática encontrei este livro com o livreiro Paulo Paulino Leite, do Livros de Biblio:

A partir dessa leitura desse livro, resolvi investigar na cidade de São Paulo como são essas bibliotecas comunitárias. Será uma série de reportagens nas quais vou apresentar as reflexões dos lideres comunitários e elas terão três perguntas-temáticas:


1) Qual é a percepção dos lideres comunitários sobre a Biblioteconomia na Sociedade Brasileira Contemporânea?

2) Qual é a “imagem” que vocês têm do Bibliotecário?

3) Como está a Educação no Brasil neste século XXI?



Por meio dessas perguntas fundamentais que vamos observar onde precisamos melhorar em questões econômicas, culturais e sociais. Observo que algumas Bibliotecas Comunitárias tem se destacado no Facebook e que resolvi fazer esta série de reportagens para o blog da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP com o seguinte título: Admiráveis Bibliotecas Comunitárias: o senso-crítico dos líderes comunitários.




Convido todos vocês a conhecer e refletir criticamente sobre essa unidade de informação social. A próxima reportagem está quase pronta, por enquanto deixo apenas uma breve apresentação deste meu novo projeto. Venha comigo nessa viagem!

Comentários

  1. Estarei te acompanhando Sidnei. Sua pesquisa trará dados importantes para nosso estudo. Parabéns, por conciliar paixão com pesquisa científica. No aguardo de novidades !

    ResponderExcluir
  2. Estarei te acompanhando Sidnei. Sua pesquisa trará dados importantes para nosso estudo. Parabéns, por conciliar paixão com pesquisa científica. No aguardo de novidades !

    ResponderExcluir
  3. Sid, mega orgulhosa de ti moço.
    Se precisar de algum apoio conte comigo sempre.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e