Pular para o conteúdo principal

Especial Seminário FESPSP 2016: parte 2


Na segunda parte da cobertura do Seminário FESPSP 2016 “Cidades conectadas: os desafios sociais na era das redes” temos o relato do Leonardo Ragacini, do sexto semestre do período matutino.



No dia 19/11 (Quarta-feira) na sala 33 do 3º andar a FESPSP teve a apresentação dos trabalhos do GT 8 - Informação e ambientes digitais: organização e acesso coordenado pelos professores Charlley Luz (FESPSP) e Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA-USP) e o professor Henrique Ferreira (FESPSP) como debatedor da mesa.

Fonte: Prof. Henrique Ferreira

A primeira a apresentar seu trabalho foi Isadora dos Santos Garrido Steimer (FESPSP) falando sobre a Taxonomia para Comércio Eletrônico: diferentes perspectivas em front e back end. Isadora trouxe toda sua experiência no trabalho que realiza no WallMart junto com equipe de taxonomia em toda reunião de dados que irão compor as árvores terminológicas dos setores da empresa e a importância das relações pessoais e habilidades de negociação que não são aprendidas em sala de aula e são primordiais no mercado de trabalho. Durante sua apresentação ficou reforçado a importância de se pensar fora da caixa hermeticamente lacrada da biblioteconomia tradicional e se arriscar em áreas não tradicionais da biblioteconomia.

Durante a apresentação do trabalho Isadora respondeu muitas perguntas sobre os desafios de se trabalhar em uma empresa que possui todos os tipos de materiais que nem sempre são fáceis de classificar, exemplo disso foi a apresentação de como um forno elétrico que também possui uma cafeteira embutida e na parte de cima uma churrasqueira elétrica pode levar a loucura um bibliotecário na hora de pensar uma taxonomia.

Fonte: Prof. Henrique Ferreira

O segundo trabalho a ser apresentado foi de Leonardo Adriano Ragacini (FESPSP) que trazia a Proposta de elaboração de um Tesauro sobre Espiritismo. Leonardo trouxe o resultado de sua pesquisa de TCC onde falou sobre o passo-a-passo de como analisou todo histórico sobre doutrina Espírita para diferenciá-la do Espiritualismo e como fez a coleta de termos dentro das obras de Allan Kardec codificador da doutrina.


Durante a sua apresentação trouxe a importância dos Sistemas de Organização do Conhecimento na recuperação temática da informação e a necessidade que área possuía de uma ferramenta para padronizar a sua terminologia visando facilitar a recuperação do usuário. Terminada a apresentação foi apresentada ao público o resultado do trabalho que é uma planilha de com 19 categorias, 82 subcategorias e 75 termos relacionados e suas notas definição e aplicação que ajudaram um profissional bibliotecário a produzir seu próprio tesauro dentro de centros espíritas ou demais unidades de informação que trabalhem com o termo.

Fonte: Prof. Henrique Ferreira

O terceiro trabalho a ser apresentado foi de Laura Pimentel (PagSeguro/UOL) sobre A interação dos usuários com o sistema Dedalus USP: indexação, usabilidade e design de interação. Laura começou contando um pouco da sua experiência pessoal com dificuldade em recuperar a informação que procurava na web até conhecer o curso técnico em biblioteconomia e entender como ela podia colaborar para ajudar as pessoas a encontrar o que elas procuravam. Sua apresentação trouxe uma pesquisa sobre site do SIBIUSP e a opinião dos usuários sobre a eficiência e as dificuldades que percebiam ao usarem ele.

O resultado de sua pesquisa mostrou que as ferramentas de indexação supriam as necessidades dos alunos pesquisados, mas quando chegava as questões sobre o design de interação percebia que havia falhas em sua elaboração e isso afetava consideravelmente a usabilidade do sistema pelo usuário.

Laura trouxe muitos questionamentos sobre como são geridos e pensados os recursos tecnológicos das instituições públicas de ensino e chegou a mostrar que a Universidade Harvard usava o mesmo sistema da USP, porém de modo mais eficiente o que demostrava que as questões de Arquitetura da Informação eram mais lentos devido a cultural institucional da USP do que apenas pelos recursos financeiros.

A última apresentação que seria de Victor Gomes Barcellos (ECA – USP) com o tema Wikicientistas: o caso do NeuroMat não ocorreu devido ausência do participante.

Ao final das apresentações o prof. Henrique Ferreira (FESPSP) fez seus comentários sobre todas as apresentações e como cada uma trouxe uma questão que sempre esteve presente na biblioteconomia e com surgimento da web ganhou novas dimensões: como faremos a recuperação da informação pelo usuário da forma mais precisa possível no mundo digital? Será que estamos preparados para isso?

Terminadas as apresentações e as discussões todos os presentes puderam conversa e trocar suas experiências de pesquisa com os demais convidados e professores presentes de forma mais informal e receber críticas construtivas sobre seus trabalhos apresentados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação