Pular para o conteúdo principal

Especial Seminário FESPSP 2016: parte 3


A terceira parte do especial sobre o Seminário FESPSP “Cidades Conectadas: os desafios sociais na era das redes”, conta com os relatos dos alunos Hiaosmin Costa e Marcus Vinicius Aloisio.

Vamos conferir?


Hiaosmin no GT 13. Fonte: FESPSP Comunica


GT 13 - Relações raciais e étnicas na América Latina: Identidades e enfrentamentos

Hiaosmin Vanderlei Tavares Costa
Estudante internacional

À semelhança do ano passado, com o seminário “desafios da cidade de São Paulo” sempre inovador e preocupado com o lado proffisional dos seus estudantes e da sociedade em geral, a Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo mais uma vez está de parabéns. O Seminário “Cidades Conectadas: os Desafios sociais na era das redes” com certeza traz algo de novo e está mais que interativo, com palestras e minicursos acessíveis em diversas áreas, permitindo aos profissionais atualizarem seus currículos e para estudantes, tanto da instituição assim como os de fora, mercados futuros para atuação.

O mais legal é a integração entre as diversas áreas do conhecimento e saberes. Por exemplo, eu sou do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, participei da palestra em GTs que tratam de diferentes temáticas como relações raciais e étnicas na América Latina, cidades, redes e ruas, Cyber Política e cidade, conferência cidades conectadas: entre as ruas e as redes, entre outros. Mas como estudante internacional o que mais me marcou foi participar de uma palestra que trata de um país que não é meu, mas faz parte do meu continente, “Moçambique” um país que faz parte dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, apresentado dentro do GT – 13. Em sua primeira mesa o tema foi “Não vamos Esquecer! A propósito da fotografia ‘Marca de gado em jovem pastor’ de Ricardo Rangel”, que trata um pouco do papel da fotografia na sociedade Moçambicana da época, na versão de um fotografo moçambicano. Foi debatido o olhar sobre esse assunto o texto e o contexto que aquela imagem foi tirada e as marcas do tempo.

Em seguida teve outras falas, entre elas uma palestra que fala sobre “O painel dos povos Indígenas de Poty para o Memorial da América Latina e o modernismo no Brasil nas artes visuais - gênero e questões étnico-raciais na pintura de Di Cavalcanti”, que são também relevantes porque mostra a nova forma de desconstrução de uma historia de povos com uma memória e trajetórias negadas ao longo do tempo, se assim podemos dizer, e tem toda essa preocupação para esse resgate, que está sendo feito a partir da academia e isso é o mais legal.

Outra coisa que me marcou muito é abertura, não só para pesquisadores de outras instituições em nível de São Paulo, assim como de outras cidades brasileiras terem oportunidades para apresentarem os seus trabalhos. Isso faz multiplicar as ações desenvolvidas e construídas dentro da FESPSP, além de fortalecer esses grupos de trabalho, que a meu ver são bem constituídas.

Mais uma vez parabéns para a Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo.

GT 7. Fonte: FESPSP Comunica


GT 7 – Estilos de vida, consumo e práticas culturais.

Marcus Vinicius Aloisio Vieira
4º semestre do período matutino

Na semana de Seminários FESPSP 2016 tive o prazer de assistir a apresentação de alguns trabalhos no GT7.
Pude verificar diversas formas de interpretarmos culturas e estéticas que estão arraigadas no senso comum de uma forma mais sistematizada, o que abarca na construção de um conhecimento mais amplo das comunidades e núcleos sociais contemporâneos.

Todo esse conhecimento é de suma importância para a área de biblioteconomia que apesar de lidar com questões técnicas, também atende à usuários, sendo assim um maior conhecimento dos núcleos que compõem nossa sociedade, auxilia para que possamos compreender suas necessidades e atende-las da melhor forma criando um local democrático e acolhedor para todos, além de ampliarmos nossas formas de abordagem de temas específicos no ato de mediar e disseminar informação.
Foram abordados temas referentes aos estereótipos de beleza e conduta da mulher que estão presentes na sociedade há séculos e o quanto isso foi prejudicial para o desenvolvimento social, além da relação de identificação dentro da comunidade LGBT por grupos não representados na cultura massificada imposta pela estereotipação desse grupo.
Todas as questões levantadas serão enriquecedoras para aprimorar nossa visão e serviços prestados em um ambiente voltado às necessidades dos usuários.

Gostaram? Fiquem de olho, pois a última parte do especial será publicada em breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e