Pular para o conteúdo principal

Um encontro com a Biblioterapia


Regina Garcia, bibliotecária da Prefeitura de São Paulo

            Sempre me incomodou a crença de que para ser bibliotecário não é necessário gostar de ler porque, afinal, o que menos esse profissional faria seria ler o que gosta em seu trabalho. O prazer de ler, entretanto, vai além da área de atuação e quem indica livros e tem por missão disseminar a leitura deveria sim, a meu ver, gostar de ler.

            A literatura, como defende Antonio Candido em seu clássico “O direito à Literatura”, deve ser vista como um direito básico do ser humano. Existem diretos relacionados ao bem estar físico e outros relacionados ao bem estar emocional, incluindo o direito à literatura e às artes. A literatura de ficção (bem como as lendas e o folclore de uma forma geral) tem um papel humanizador. Serve tanto para entender o outro como para o autoconhecimento.

            Pude conhecer o uso terapêutico da literatura em palestra ministrada em agosto de 2016, na FESPSP, por Cristiana Seixas, autora do livro Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura. Saí encantada com essa possibilidade e decidida a iniciar essa atividade onde trabalho.



Assim, em parceria com a bibliotecária Priscila Andrade, graduada pela FESPSP, mediadora e biblioterapeuta, iniciamos “Círculos de Biblioterapia”, na Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar, baseados no livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés. Esses encontros são direcionados a mulheres e tratam do apoio mútuo entre mulheres e do empoderamento feminino.

A Biblioteca tem sido espaço de compartilhamento e troca de experiência. Com essa atividade pretendemos disseminar o prazer da leitura e as múltiplas possibilidades de se relacionar com a literatura. Quem disse que o bibliotecário não pode ler o que gosta enquanto trabalha? Nessas Rodas de leitura podemos!


Comentários

  1. Adorei! É isto mesmo, inteligência emocional através das rodas de Biblioterapia, além de apoio mútuo no grupo.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão a todas as bibliotecárias do CEU Azul da Cor do Mar pela confiança neste trabalho, especialmente a Regina Garcia Brito que fez o convite.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã desse tema! rsrs saudades do meu TCC adorei o trabalho meninas, Parabéns!! e muito sucesso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina,

    Teve um tempo em que eu também pactuei com a ideia de que o bibliotecário não precisa gostar de ler. Mas hoje, depois de algumas experiências profissionais, mudei a forma de pensar. Qual bibliotecário já não ouviu a seguinte pergunta ou suas variantes: "Qual livro você me indica?" , Como vamos ser mediadora entre o livro e uma pessoa se não lemos?; Como incentivar uma prática que não praticamos?
    Então, o bibliotecário tem que gostar de ler.
    Parabéns gostei muito do post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e