Pular para o conteúdo principal

Coluna: Onde Estão os Bibliotecários? Por Grazielli de Moraes

Oi gente, primeiro, gostaria de desejar um excelente 2017 pra todos, parabéns à nova monitora, que já chegou chegando, e sejam bem vindos a Coluna: Onde Estão os Bibliotecários?

Hoje trago entrevista com Ludmylla Cavalheri Sá, 25 anos, formada pela FESP em 2014 (última turma de 4 anos) que escolheu a biblioteconomia por sempre querer trabalhar em biblioteca.

Seu primeiro emprego foi na loja de moto de sua família, até que surgiu um estágio em Biblio (estagiou em escola, empresa de software e escritório), no entanto, após estar formada, precisou retornar a loja da família por conta da escassez de emprego na área de Biblio e atualmente é bibliotecária na Biblioteca da UNIESP.

“... sou grata por ter o meu emprego neste momento difícil que atravessamos no país, porém ainda sonho em ganhar o piso salarial e ter um salário com bons benefícios. Mas, aprendemos na graduação a ir atrás das coisas, e eu nunca desisti e nem vou. Em meio a um país em crise, temos que ser sempre otimistas, mas acredito que o mercado está bem complicado para todas as áreas.” (Ludmylla). 

A mesma iniciou Pós em Estudos Brasileiros, na própria FESP, mas, teve que trancar devido à sua condição financeira.
Para ela, a Biblioteconomia era um sonho, que hoje se tornou realidade.
Com a FESP, ela menciona que melhorou muito em vários aspectos.


Bibliotecária: Ludmylla Sá

“Sem sombra de dúvidas com a FESP, melhorei muito como pessoa, e cresci muito em todos os sentidos.” (Ludmylla)  

Em relação ao Órgão de Classe CRB 8º - ela acredita que apesar de ter uma anuidade um pouco alta, está sempre presente em eventos e reuniões e acha isso positivo. 
Aos novos integrantes, ela deixa claro que apesar de o caminho ser longo, vale a pena. 

“Fiquem firmes, e sempre sigam adiante, o caminho é longo mas as oportunidades aparecerão”. (Ludmylla) 

Quando questionada sobre o que deve ser mudado na biblioteconomia, ela menciona que é necessário que nós enquanto profissionais mostremos do que somos capazes. 

“...temos que nos impor mais, e mostrar do que somos capazes, muitas vezes somos esquecidos como somente aqueles que cuidam dos livros, e isso é só um detalhe do que podemos fazer”. (Ludmylla)

E pra finalizar, ela deixa a frase do nosso ilustríssimo Fernando Pessoa, que tem muito a ver com o que nossa profissão e outras mais estão passando.




Quer participar da entrevista para a coluna Onde Estão os Bibliotecários – Clique Aqui – e entre em contato.



Grazielli de Moraes
Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FaBCI / FESPSP, atualmente está em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. Atuou na empresa Arcadis Logos S.A como bibliotecária; assessoria à gestão técnica e administrativa do acervo da Biblioteca Jurídica da Procuradoria do Banco Central do Brasil, tratamento da informação e organização de acervos bibliográficos e midiáticos de bibliotecas universitárias e comunitárias, auxilio à normalização de trabalhos acadêmicos, elaboração de clipping e outras atividades relacionadas à Biblioteconomia. Criadora, idealizadora e responsável coordenadora pelo projeto Adote um livro e transforme-se, projeto voltado à disseminação e acesso a leitura em bairros periféricos, visando à preservação do meio ambiente, já que os livros arrecadados provêm de livros que seriam descartados erroneamente no meio ambiente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e