Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da semana. Por Ana Beatriz Cristaldo.

 
PRECISAMOS falar sobre Minha vida de Abobrinha.
Precisamos falar essa semana.
Agora.
VEM!



Minha vida de abobrinha é uma animação franco-suiça e stop motion.


STOP O QUE?
Stop motion é uma técnica de animação MUITO usada e maravilhosa, é necessário um tipo de material específico e maleável para moldar os personagens, após toda a pintura e preparação estética a criação da animação se dá através desses modelos reais que são movimentados e fotografados quadro a quadro, com um mínimo de 24 quadros. Alguns exemplos de animações e stop motion são: Coraline, O estranho mundo de Jack, Paranorman e Box Trolls (PRECISAMOS FALAR DE BOXTROLLS TAMBÉM MEU DEUS DO CÉU).


Esse vídeo aqui da pra ver como é trabalhoso e delicado esse processo, não é do processo de criação do Minha vida de Abobrinha, maaaaas é sobre o lindinho do Boxtrolls e da pra ter uma ideia de quanto tempo leva pra terminar uma cena ou duas.
Nesse vídeo aqui inclusive você vê que a roupa do animador muda várias e várias vezes, o que da pra notar os dias que se passaram. Ta em inglês, mas vou resumir o contexto para você: os personagens na ultima cena do filme estão discutindo quão louco seria se eles fossem controlados por um cara que fica mexendo eles pra lá e pra cá, e que só de eles levantarem um braço deve dar um trabalhão, quem dirá dançar. A arte é algo maravilhoso não?


Tá agora que estamos muito bem situados e munidos de conhecimento sobre técnicas de animação, vamos ao Courgette (abobrinha em francês).
É importantíssimo dizer antes de tudo que o filme é contato do ponto de vista de crianças pequenas e a forma como elas assimilam as coisas. Os franceses tem uma visão artística muito crua e latente, sem papas na língua e isso é claro nessa obra.


Icare é uma criança de 9 anos - que prefere ser chamado de Courgette, pois é assim que a mãe o chama – que vive com sua mãe. O pai (o qual não temos muita certeza do paradeiro) é seu maior herói e Courgette o imagina com base nas opiniões da mãe, por exemplo: ele sempre desenha o pai com galinhas, pois sua mãe sempre diz que o pai dele gosta muito de “galinhas” IF YOU KNOW WHAT I MEAN.  A mãe de Courgette, após ser deixada pelo companheiro, começa a beber bastante e se torna um pouco violenta com o filho. Nesse momento Barras (o diretor) começa a nos mostra a sensibilidade e maturidade de Courgette em pequenos detalhes:  Courgette tenta se manter invisível à mãe para não incomoda-la, e junta as latas de cerveja para brincar em seu quarto, onde monta seu próprio mundo. Em dado momento a mãe irritada por chama-lo e não obter resposta sobe para seu quarto (que fica no sótão da casa) ameaçando bater em Courgette, com medo o garoto fecha a porta de acesso ao seu quarto que bate na cabeça da mãe, a mãe cai da escada e morre.


Sim, isso é uma animação europeia meus caros, não esperem menos. E mais, isso é um exemplo de que animação não é coisa de criança e sim mais uma ferramenta de problematização.
Após a morte da mãe, Courgette vai para um orfanato onde tenta se adaptar a um grupo de crianças de diferentes etnias e histórias. Uma das personagens teve a mãe deportada e como nasceu no país, deve esperar que a mãe retorne com um visto definitivo e leve a garota; outra é autista e seus pais se drogavam bastante na frente dela ; uma outra, Camille, viu o pai matar a mãe e depois se matar e a tia, que a maltrata, quer a sua guarda graças a uma quantia de dinheiro que ela irá receber.


Barras mostra neste filme um panorama da Europa contemporânea e as imigrações de diferentes povos, fala de abandono, do impacto das ações dos adultos na vida das crianças e ainda o modo como elas lidam para conseguir sobreviver com isso, compartilhando umas com as outras e buscando entender o que elas fizeram para que isso acontecesse. Courgette e os amigos tem uma necessidade de amor tão grande e profunda que me deu vontade de adotar todos eles, só pra que tudo ficasse bem.


O filme foi indicado ao OSCAR de 2017, não ganhou, mas era um dos meus favoritos e ganhou merecidamente o César de Melhor Filme de Animação.
Em um resumo, bem choroso, pois já estou com os olhos marejados e uma saudade no peito, Minha vida de abobrinha é um relato sensível, forte e formidável da vida, das relações humanas e do mundo visto aos olhos de uma criança que luta para manter seu direito de “criançar”.


Nota: 158962146323/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE?!? Na internet e em DVD.


Essa animação recebeu MERECIDAMENTE o prêmio de mais alto escalão da animação do IAQ (Instituto Ana de Qualidade) o famosíssimo NÃO AGUENTO MAIS CHORAR DEUS AWARD.




SUPER DICA DA MC:  

Galera o Cineclube Darcy Ribeiro - São Paulo, em parceria com o Centro Acadêmico Florestan Fernandes da Escola de Sociologia e Política (CAFFESP), exibirá o filme “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (2016), de Barry Jenkins. O evento ocorrerá no próximo sábado dia 08/04 à partir da 13h30 no 7º andar (Auditório) da FESPSP, com uma mesa de debate após a exibição. Confiram na página do facebook do CAFFESP.
Todos estão convidados para assistir, debater e refletir sobre este filme. EVENTO ABERTO E GRATUITO!



PS: Terá resenha desse filme feito dela Ana Beatriz SIIIM!!! Aguardem ;)


Comentários

  1. Na verdade não sou muito fã de ver filmes infantis, mas eu adorei O Que Será de Nozes 2, eu recomendo muito! A história é muito divertida e original, pelo mesmo, tanto crianças como adultos podem desfrutar dele. Muito interessante! O trailer foi a chave para captar o espectador, é uma das melhores do gênero. Eu adorei o que será de nozes 2 2017, acho que é uma boa opção para o fim de semana. Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e