Pular para o conteúdo principal

Coluna: BiblioPedagogia - O BNCC, as competências e a biblioteca escolar. Por Isabela Martins.


Olá biblioamigos!
Vamos bater mais um papo sobre BiblioPedagogia?! Hoje gostaria de trazer um assunto muito debatido nos últimos meses, o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e como a biblioteca escolar entra (ou poderia entrar) nesse projeto, que visa estabelecer as aprendizagens essenciais para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Fonte: Freepik

Na página 18 do documento (lembrando que estamos, nesse momento, na terceira revisão) temos as 10 Competências gerais, que permeiam todo o projeto.
Ao olharmos para elas podemos observar um caráter multidisciplinar, e uma alta valorização do conhecimento, quer dizer, consumir informações e transformá-las em conhecimento. Em outros momentos do texto fala-se muito na autonomia do aluno, no aprender a aprender, porque aprender, entre outros pontos, sempre relacionados à capacidade crítica do aluno.

Sinceramente nem sei como pensar ou fazer isso apenas na sala de aula. Penso na educação como algo do mundo, DE e PARA a sociedade. Vejo que o BNCC busca sim um objetivo legal, amplo, que atenda a uma sociedade diferente e dinâmica, mas fico com muitas dúvidas sobre a sua implementação. Não enxergo mais uma educação dentro da sala de aula. A enxergo tomando posse do mundo. E vice-versa.

Mas indo diretamente à discussão proposta aqui, não vejo uma educação sem uma proposta firme e coerente de Leitura. Observem que nem coloco como Biblioteca, mas Leitura mesmo. Antes de cobrar bibliotecas, precisamos mesmo é começar a cobrar a Leitura, com L maiúsculo mesmo. Daí para termos bibliotecas espalhadas por todos os cantos, e emprego digno para nós, é um pulo.

Quando fiz meu TCC em 2015, com o tema "Competência informacional na biblioteca escolar", pesquisei sobre o histórico da Competência informacional, que nasceu nos Estados Unidos. O grande boom se deu em 1983, quando foi lançado um relatório sobre a educação no país. Porém este relatório ignorou completamente o papel educacional das Bibliotecas, gerando uma grande reação dos bibliotecários. Enxergo muito isso no BNCC. Até temos algumas citações sobre biblioteca, mas "apenas" como o lugar para pegar os livros para leitura (livros de literatura) e é citada apenas na área de língua portuguesa. A diferença é que por aqui não vemos nenhuma reação por parte da classe bibliotecária.

Tenho certeza que temos muitas ações legais em bibliotecas escolares pelo Brasil. Tenho certeza também que muitos e muitos bibliotecários contribuíram para o BNCC, em sua fase de pesquisa. Porém nada disso é o suficiente. Faz-se clara a necessidade de rompermos cada vez mais com as nossas barreiras, físicas e emocionais, em nossa profissão. Vivemos um momento delicado, mas que talvez se torne frutífero. Cada um fazendo um pouquinho, a sua parte, podemos chegar a um denominador comum, que tenho certeza todos concordam: educação básica de qualidade e emprego digno para todos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação