Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana. Por Ana Beatriz Cristaldo e Renato Reis.


Gostaria de adiantá-los que estamos preparando um especial de férias. SIM POR QUE AS FÉRIAS ESTÃO AQUI MONAMOUR!

Baguera. 


Mas então pra já começar a esquentar a semana, eu e o Renato trouxemos um mulherão PARA ENALTECER O PODER FEMININO!
Eu vos trago o filme mais novo e subestimado lançamento desta semana:


Colossal


Do diretor espanhol Nacho Vigalondo (acho gostoso o primeiro nome, porém nunca tinha visto nenhum filme dele) e composto pelo elenco de atores: Jason Sudeikis (Saturday Nigh Live), Dan Stevens (O Fera da Bella), Tim Blake Nelson, Austin Stowell e A UNÍCA MULHER DO FILME Anne MARAVILHOSAESTONDEANTEGATADEUSA Hathaway (vejam bem ela não é a única, única mulher do filme, aparecem outras, porém ela é a única do grupo de protagonistas, composto majoritariamente por homens), Colossal é um filme que causou opiniões bem divergentes.


Mas vamos começar do início: Glória (Anne Hathaway) é uma mulher que está atualmente desempregada, gosta de sair com os amigos, talvez tenha um problema com bebida e mora em Nova Iorque com o namorado inglês Tim (Stevens), porém após alguns problemas no relacionamento dos dois, Tim expulsa Glória de casa e ela se vê obrigada a voltar à sua cidade natal para recomeçar. Quando começam a surgir notícias de um monstro gigante que aparece às 20:04 em Seul, na Coréia, que destrói a cidade e a vida das pessoas daquele país.


Ana você gosta desse filme por que tu gosta de fantasia e ficção...
Não.
Esse filme faz uma analogia à relacionamentos abusivos.
WHAAAAAAAAAAAAAAAT?
Sim!


O dia que no qual eu vi esse filme, cheguei em casa e recebo uma mensagem do Renato: “Ana acabei de ver Colossal, que filme ruim! Achei muito ruim! D:”
E eu respondi “TÁ DOIDO MANO, ESSE FILMÃO?!?!”


Pois é, entramos em crise. Mas tudo bem, a arte é isso, diversas interpretações e sentimentos.


O filme começa como uma comédia leve, daquelas clássicas de recomeço na cidade pequena, reencontra um colega de escola que nunca esqueceu dela e sempre acompanhou seu sucesso pela internet, ele a ajuda com algumas coisas da casa, dá um emprego pra ela, mostra um interesse e blá blá blá e aí o filme dá uma curva muito bizarra.


O amigo de infância Oscar (Sudeikis) tem um bar que era do pai dele, assim que ela chega na cidade e fala que não tem emprego e nem dinheiro, ele a contrata pra ajudar no bar, no qual tem uma ala que não foi reformada onde eles ficam até de manhã conversando e bebendo (os dois mais Stowell e Nelson os amigos de Oscar). Em dado momento, ISTO NÃO É UM SPOILER, ela descobre que o monstro que destrói as coisas em Seul é ela e que o parquinho, pelo qual passa bêbada todo dia de manhã, é um portal que a representa lá na Coreia como um monstro gigantesco...


(QUE!?! O parquinho representa uma parte de Seul e é um portal, todo dia quando ela passava por ele, em Seul o monstro gigante aparecia e reproduzia exatamente o que ela fazia enquanto passava pela pracinha. Ela é o monstro. Ok?)


... e compartilha isso com os novos amigos, pois estava carregando o peso da morte que causou acidentalmente do outro lado do mundo. Num processo de tentar se redimir, ela com o apoio de Oscar escreve uma mensagem em coreano pedindo desculpa e dizendo que o monstro nunca mais aparecerá de novo. Em uma noite enquanto eles bebem, Glória se encontra com o amigo bonito de Oscar no banheiro e marca um encontro na casa dele mais tarde, Oscar nota que eles dormiram juntos e ai a treta começa.


Enquanto tudo isso acontece, ela e o ex continuam mantendo contato, ela liga para avisar como vão as coisas, mas está claro que eles terminaram.
Agora vamos aos relacionamentos abusivos:


Tim:
Ele expulsa ela de casa, mesmo ela desempregada e sem um tostão no bolso e fala pra ela se virar.
Toda vez que ele liga pra ela é pra brigar, falar que ela está sempre bêbada e de como ela é imprestável. De uma maneira muito hostil!


Quando ela fica um tempo sem dar sinal de vida, ele vai até a cidade! Se hospeda lá e quando ela vai o visitar e fala que ta trabalhando em um bar, começa a humilhá-la “EM UM BAR? VOCÊ NÃO É UMA GARÇONETE! JÁ NÃO BASTA SER UMA BÊBADA...” e por ai vai.


Ele explode com ela várias vezes no filme, VÁRIAS e sempre sendo extremamente estúpido e depreciador e depois que explode, pede desculpa e fala que faz isso tudo por que a ama e se preocupa com ela. (!!!!!!!!!!)
ME RESPEITA IRMÃO!


Oscar:
Ele a ajuda com móveis, comida, dá um emprego e se oferece sempre como um apoio a ela, porém, aparentemente, por ele ter feito tudo isso ELA É OBRIGADA A FICAR COM ELE! Ela não pediu ajuda, ela não queria nada, mas SEGUNDO O MUNDO IMBECÍL NO QUAL ELE VIVE o mínimo que ela deve fazer é transar com ele (ele não fala isso no filme, porém ele deixa bem claro que está descontrolado por isso ter acontecido).


Depois que ele descobre que Glória dormiu com o amigo dele, ele vira o bicho doido e começa a ameaça-la e apavora-la.
ELE INVADE A CASA DELA PRA A AMEAÇAR.
ELE TACA FOGO NO BAR DA FAMÍLIA DELE ENQUANTO AMEAÇA ELA E O EX NAMORADO.
ELE BATE NELA!




!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Pra vocês terem noção de como ele é importante, eu nem lembro o nome dele, a única função dele é ser bonito. Glória e ele passam a noite juntos e todas as vezes que Oscar é um escroto de marca maior ele fica calado e vai como um cão amedrontado pro lado do amigo. O FATO DE ELES TEREM DORMIDO JUNTO NEM PRECISA SER UMA JUSTIFICATIVA, MAS ELE VÊ O CARA BATER NA MENINA E NÃO FAZ NADA!
NADA!


Vocês tão me entendo?
OLHA! De escrever isso aqui, eu fiquei com o peito cheio de indignação.
Já venerava a Anne, agora venero a força, autenticidade e maravilhosidade da Glória. Lacradora mesmo.
Enfim, é um filme surpreendentemente bom e eu espero que vocês assistam.
E venham, por favor, conversar comigo sobre isso.
Pra quebrar a tensão, vou deixar uma foto dela maravilhosa e sorridente.






Nota: 9/10
TÁ DISPONIVEL ONDE !?! Espaço Itaú de Cinema e internet.


Obrigada, comam bastante milho e sábado temos arraia na FESP, não se esqueçam.


Este filme recebeu o prêmio de GENTE DO CÉU NÃO ESPERAVA NADA E QUE TIRO FOI ESSE?!!? do IAQ (Instituto Ana de Qualidade)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e