Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI - Atividade: "Enxergando a Gestão". Com Profª Valéria Valls.



O Facebook da nossa querida Coordenadora e Professora Valéria Valls, que, aliás, está sempre bombando e super na tendência rsrsrs, chamou a atenção de todos com uma nova atividade que implantou em sua disciplina de Gestão de Serviços de Informação ministrada ao 3º semestre. 

Vejam os relatos da Profª Valéria e da aluna Mariane Galvani Hernandes do 3º semestre/noturno e fiquem por dentro de tudo o que rolou.




Relato Profª Valéria Valls


Foi realizada uma atividade com os alunos do 3o semestre do curso de Biblioteconomia nomeada de "Enxergando a gestão". A ideia foi motivar os alunos a perceber que os vários temas e conceitos aprendidos ao longo da disciplina estão mais presentes no dia a dia dos alunos do que eles podiam imaginar.

O 3o semestre é um semestre um pouco tenso (em razão do trabalho integrado das disciplinas técnicas), então pensei em algo mais leve, para motivar os alunos. Pedi que eles escolhessem trecho(s) de um filme, seriado, novela, desenho animado, livro, história em quadrinhos, música, etc., onde eles pudessem perceber pelo menos um dos pontos vistos durante a disciplina:

  • Princípios da qualidade / Gestão da qualidade em geral
  • Funções administrativas
  • Qualidade em serviços / qualidade no atendimento
  • Gestão de recursos em geral
  • Gestão de recursos financeiros
  • Gestão de recursos humanos
  • Planejamento e controle
  • Comunicação


O resultado foi uma grande surpresa, os alunos foram muito criativos e as apresentações foram além do esperado!



Apresentações do 3º Semestre / Matutino e Noturno


E ontem (25/05) foi à apresentação do “Enxergando a gestão”, uma dinâmica para perceber que a gestão está mais perto do que imaginamos. Trechos do filme de animação “Ratatouille” foram apresentados para discutirmos os Princípios da Qualidade. Foi show! Fiquei com vontade de assistir novamente :)

Ah, alguém não gosta de foto então está escondido, ok?

Juliana, Rosângela, Ingrid, Guilherme e Cristiane

O Felipe entrevistou os Booktubers do Conto em Canto (Iara Picolo) e do Who’s Geek (Roberto Fideli) para entender como é feito o planejamento dos canais.
Discutimos planejamento, funções administrativas, foi muito interessante perceber a importância desses conceitos no mundo real, ou melhor, virtual kkk

Felipe

The Librarians foi o tema desse grupo, que detalhou muito bem como a equipe de bibliotecários da série se organiza, os papeis desempenhados, suas competências e a forma como se organizam para cumprir as difíceis missões. Falamos até de PDCA!
Sim, podemos aprender gestão no Netflix :)
 
Beatriz, Thainá, Rebecca, Isabella e Luca 

A apresentação baseada no filme “O Senhor dos Anéis” discutiu a importância de fixar objetivos e de realizar um bom planejamento para alcança-los, considerando o potencial de toda a equipe, com suas diferenças e sinergias. E nos brindou com a linda frase: “Até mesmo a menor das criaturas pode mudar o rumo do mundo”!

Amanda Brito, Jessica Conceição, Luciana Bonanno e Luciana Santos
 
O show de Truman foi o filme escolhido pela Camila para falar sobre planejamento. Vários aspectos do filme foram discutidos com a participação especial da sua filhinha Luana (que não aparece na foto mas que estava como coadjuvante da apresentação).

Camila Wingester

Acredita que até o “Scooby Doo - O filme” foi utilizado como case de gestão? Essa escolha rendeu uma boa discussão sobre planejamento, trabalho em equipe, liderança, competências... muito interessante perceber que uma missão secreta da ficção se assemelha tanto a um projeto na vida real.
  
Renato Reis, Lucilla Simonsen, Érico Roco, Priscila

S.H.I.E.L.D e Os Vingadores foram o pano de fundo para conversarmos sobre a gestão de pessoas e a importância de aceitar as diferenças de uma equipe para atingir os objetivos propostos.
Hulk, Capitão América, Thor, uau, que bate-papo interessante sobre gestão!

Anna Carolina Russo, Camilla Hatzlhoffer, Marina Maschietto

Descobrimos que se o Tom utilizasse o PDCA ele poderia capturar o Jerry :)
Sim, assistimos ao desenho Tom e Jerry episódio Design, quando Tom faz um planejamento para capturar o Jerry: ele produz um projeto de captura com emboscadas e armadilhas mas se dá mal porque não controlou o processo.
Viu, Tom, como a gestão é importante? Kkk
 
Zaida Carolina, Victtória Wiedenhofer, Cristiane

Já assistiu The office – O incêndio do Dwight?
Rimos muito vendo as trapalhadas do planejamento nesse teste de incêndio e percebemos que procedimentos escritos e apresentações ruins em Power Point podem ser desastrosos sem planejamento e controle!

Marina Chagas Oliveira, Jaciara Oliveira, Sâmea Maria, Mariane Galvani Hernades

Um teste para identificar os Perfis Profissionais dos bibliotecários gestores foi idealizado pela Drielli e pelo Jefferson, que pensaram num teste para identificar os principais perfis, muito criativo e útil nos processos de seleção
(Cruz Valls de Perfis Profissionais, acreditam?):
  
Drielle, Jefferson

Problemas de comunicação foi o tema escolhido pelo Santiago e pela Sofia para encerrar o Enxergando a gestão. Rimos muito (ops, aprendemos muito) com Madagascar e Eu, a patroa e as crianças (o 2º vídeo é excelente, sobre ruídos de comunicação):
   
Santiago, Sofia




Relato da aluna Mariane Galvani Hernandes
3º semestre/noturno

Como última atividade do semestre, a Profª Valéria Valls propôs uma atividade para colocarmos em prática toda a aprendizagem que tivemos ao longo desses últimos meses. E com uma atividade mais relax - como ela disse, pudemos escolher um dos temas abordados na matéria de Gestão do Conhecimento e explica-lo de maneira lúdica e de fácil compreensão. Como sugestão ela disse que poderíamos escolher cenas de filmes, desenhos e séries, ou o que mais a nossa imaginação permitisse para apresentar. 

E não deu outra!

O meu grupo, por exemplo, resolveu falar de Planejamento e Controle, e para isso escolhemos uma cena da série The Office para exemplificar como a falta de planejamento e engajamento de pessoas numa empresa pode acarretar diversos problemas. Mostramos a cena do episódio “O incêndio do Dwight”, onde o supervisor do escritório quer colocar em prática o treinamento de brigada de incêndio, mesmo sabendo que ninguém prestou atenção na sua explicação. Já imaginaram o caos né? Mas serviu de exemplo para explicarmos a matéria e dar boas risadas. 
 
Vou ressaltar dois grupos que se destacaram pela criatividade:

O primeiro foi o grupo da Cristiane, Victória e Zaida, que falou sobre Processos e usou o PDCA (método Plan – Do – Check – Act para melhoria contínua de processos), com isso elas explicaram uma cena de Tom e Jerry (imagina a nostalgia!) supondo que se o Tom utilizasse esse método, com certeza conseguiria capturar o Jerry. Além disso, elas fizeram um questionário sobre os métodos ensinados pela professora, e com fotos das cenas do Tom e Jerry, tínhamos que acertar qual cena correspondia aos métodos. Quem acertou - a maravilhosa Marina Chagas - ganhou uma caneca maravilhosa.


Já o segundo grupo (uma dupla na verdade), foi a Drielle e Jefferson que fizeram um teste para identificar o perfil do bibliotecário, para ajudar na gestão, e também em processos seletivos de contratação. Respondemos as perguntas, e descobrimos quatro principais perfis de bibliotecários: Controlador, Gestor, Especialista e Planejador. Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado e impressionados com tamanha criatividade. Vale ressaltar que o teste ganhou o nome de “Cruz Valls de Perfis Profissionais” (amamos hahaha). 


Bom, para o noturno foi uma experiência muito bacana e totalmente construtiva. Fechamos com chave-de-ouro e com muita vontade de ensinar e inovar a nossa área. Parabéns aos demais grupos, todos foram incríveis! 

E o nosso muito obrigado a Profª Valéria Valls pela experiência incrível que foi esse semestre!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação