Pular para o conteúdo principal

Série: O livro da minha vida. Por Camila Hatzlhoffer.



Olha a série: O livro da minha vida aí gente... É verdade, rsrsrs e quem fala sobre o seu livro preferido e nos dá ao mesmo tempo uma ótima dica de leitura e filme para esse feriado é a aluna do 3º semestre/noturno Camilla Hatzlhoffer


E com vocês o super premiado e aclamado: Orgulho e preconceito, de Jane Austen.







“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa”.


Esta é a primeira frase do livro da minha vida: Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen. Este livro entrou na minha vida da seguinte forma: por muitas (muitas mesmo!), indicações de amigos meus. Eu, que nunca tinha lido nada da Jane, fiquei curiosa e comprei o livro em uma edição simples, no sebo que frequento. 

Assim que comecei a ler, percebi a complexidade da trama de Austen e já me apaixonei pela escrita da autora, que conseguiu me trazer uma história cheia de conteúdo e reviravoltas, como eu jamais tinha lido antes. Só para contextualizar: o livro conta a história da relação estabelecida entre Elizabeth Bennet e Sr.Darcy. Ela, preconceituosa em um primeiro momento, por não conhecer profundamente este cavalheiro, que logo em seu primeiro encontro, feriu seu orgulho falando que ela era “tolerável”. Ele, um homem aparentemente orgulhoso, mas que conforme a trama se desenrola, vai se mostrando um homem extremamente generoso e gentil. 

Eu, que já era encantada por histórias que se passavam no século dezoito/dezenove, fiquei ainda mais. Este livro me fez entrar neste mundo e me prendeu do começo ao fim. E, além disso, um bônus: Jane era inglesa e a história se passa na Inglaterra. Para deixar claro, eu sou uma pessoa que ama a Inglaterra (a cultura e o sotaque, principalmente!), então passei a gostar ainda mais desta obra. 

Orgulho e Preconceito já foi adaptado diversas vezes para o cinema, mas tenho que confessar que a minha versão favorita é a de 2005, em que Lizzy é interpretada pela atriz Kiera Knightley e o Sr. Darcy é feito por Matthew Macfadyen. 




 Hoje, troquei aquela minha primeira edição por esta que está na foto: bilingue (para treinar o inglês) e de capa dura (que tem a imagem da minha versão de filme favorita!) 

Então, me tornei grande fã da Jane Austen e de seus livros. E foi esta obra, Orgulho e Preconceito, que me deu a chance de conhecer esta autora fantástica. Por isso, este é o livro da minha vida. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação