Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana. Por Ana Beatriz Cristaldo e Renato Reis.



E vamos de Filme da Semana com uma super resenha trazida pelo querido Renato Reis (4º Semestre/Noturno) com a história de um grande artista que marcou época e uma geração. 

Fiquem com Bingo: o rei das manhãs. 



Bingo: o rei das manhãs (2017) 
Por Renato Reis



Bingo: o rei das manhãs (2017) é nosso novo queridinho para as apostas do Oscar 2018, concorrendo ao carinha dourado de Melhor Filme Estrangeiro. E não é por menos!


Dirigido por Daniel Rezende e estrelado por Vladimir Brichta, que interpreta o Augusto Mendes e o palhaço Bingo, o filme brinca com a realidade, fazendo analogias e acrescentando alguns “a mais” para enchê-lo de diversos clímax e passagens engraçadíssimas e dramáticas. 

Ele conta a história do palhaço Bozo e do artista que o representava, Arlindo Barreto, que despertou grande audiência na televisão brasileira nos anos 80 e começo dos 90. Há, claro, exageros cinematográficos nesses idos do roteiro, escrito por Luis Bolognesi. 

Li uma matéria bacana que explica cada detalhe da história verdadeira, o que foi verdade e seu grau de veracidade, a qual pode ser acessada pelos mais curiosos/interessados no seguinte link: http://veja.abril.com.br/blog/e-tudo-historia/bingo-x-bozo-o-que-e-real-e-o-que-e-palhacada-no-filme/




Bingo: o rei das manhãs (2017)
 
Enfim, Augusto Mendes na história, amante pelo trabalho em televisão, tenta ao máximo conquistar alguma vaga em diversas emissoras. Até que, então, descobre a vinda do famoso programa americano do palhaço Bingo para uma famosa emissora. Resolve muito de última hora fazer o teste para o programa, sempre com seu filho, Gabriel (Cauã Mendes), em mente ou fazendo-lhe companhia e valorizando-o ao máximo até o fim (mesmo que não o tempo todo). 

É nesse teste que ele vê sua chance de alcançar seu objetivo, tirando a maior onda com a cara do diretor do programa, que é, claro, da terra do tio Sam, e arrancando gargalhadas de todo o estúdio... Acredito que foi a cena em que mais ri.


Daí em diante, o filme decola e é só risada. Também é possível vermos como uma TV funciona(va) por trás das câmeras, como o ator inovou tanto para as proporções daquela época (e como foi inteligente e pró-ativo com relação à sua situação) e observar valores grandes na vida de alguém, como a relação com a família.
 


Vladimir Brichta e Leandra Leal atuando maravilhosamente bem juntos
 
Legal ver o avanço do personagem Bingo/Augusto Mendes. Como ele busca insanamente seu sucesso profissional, o que ama, suas fanfarras exageradas, a sexualidade, o amor pleno pela família, o amor próprio etc. Até suas transformações para um homem angelical ou para uma monstruosidade descontrolada, sem limites.


O que achei genial: o próprio cinema brasileiro inovando com novas ideias jamais vistas antes (mesmo que seguindo o ‘padrãozão’ hollywoodiano); e a transformação do ser humano como colocada no roteiro.


O que achei meio ruim: talvez o próprio teor de muito Hollywood e menos brasilidade nessa obra, às vezes essa qualidade faz perder um pouco da característica cinematográfica ou até da cultura nacional em si (SEI LÁ).


A trilha sonora está ÉPICA (literalmente)! Evidente que acompanha muito bem a trama do filme, mas o destaque está em músicas br. marcantes dos anos 80, do começo ao fim [do filme], só de lembrar já dá aquele arrepio... Isso sem contar a representação da Gretchen por Emanuelle Araújo, que está excepcional! Super encaixa sua participação no todo e ainda arranca boas risadas no cinema, simplesmente adorável.


Bom, eu com certeza vou juntar todas as forças para torcer pelo filme lá no Oscar. Achei 100% merecido, tá realmente MUITO bom! Só assistam, pessoal!! Quando tiverem um tempinho pra pisarem no cinema, claro, mas não pensem duas vezes.



TÁ DISPONÍVEL ONDE!?!? Cinema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação