Pular para o conteúdo principal

MC na Estrada - Biblioteca Municipal de Caraíva. Por Marina Oréfice.



A série MC na Estrada traz cada lugar fantástico que podemos “viajar”, mesmo que em pensamento, ao ver os relatos maravilhosos que são compartilhados. 

Hoje temos a contribuição da aluna Marina Oréfice (6º Semestre/Noturno) com a Biblioteca de Caraíva, Porto Seguro- Bahia. Confiram:
 


Depois que começamos o curso de Biblioteconomia, a Biblioteconomia nunca mais sai de você. Viajei em julho para Caraíva, um vilarejo de Porto Seguro, Bahia. E para não perder o costume fui visitar a Biblioteca Municipal de Caraíva.
  

Fonte: Acervo pessoal da autora.

Caraíva é extremamente pequena, são 600 habitantes. As ruas são estreitas, de areia e bem pequenas. Não irei me alongar sobre o lugar, como chegar e etc.. Deixo um link de uma página sobre Caraíva, para quem tiver interesse em saber mais.


Fonte: Pinterest

A Biblioteca de Caraíva foi reativada em 2015, após quase 10 anos inativa, através de um financiamento coletivo feito pelo site Benfeitoria. O projeto de revitalização contemplou um novo acervo de livros – comprado com a verba do projeto e incrementado pela doação de escritores, ilustradores, editoras e amantes de livros – e wifi aberto, além de horta e até um forno de pizza. A iniciativa de tornar a dar vida à biblioteca foi da produtora cultural Joanna Savaglia. 

A prefeitura de Porto Seguro participou desse projeto contratando uma funcionária para cuidar da biblioteca. O espaço é o único equipamento cultural da vila e vai atender as comunidades de Caraíva, Nova Caraíva e Barra Velha. São cerca de 2 mil alunos e suas famílias, além dos índios pataxós que habitam a região.  
      
A administração dessa biblioteca não é nada simples, pois para chegar a Caraíva é preciso atravessar o rio de barco. Os serviços dos Correios não atendem o vilarejo, dessa maneira coisas simples tornam-se complicadas.

Ana Carolina Martins é a responsável pela biblioteca, porém ela não é bacharel em Biblioteconomia, portanto não é bibliotecária. Conversei com ela pessoalmente, perguntei sobre a organização do acervo, aquisição e outras atividades. Ela não tem apoio nenhum para realização do processamento técnico. Os livros estão organizados somente pelo assunto, de uma maneira bem simples desenvolvida pela Carol.

A biblioteca oferece alguns eventos culturais com artistas regionais, como a banda Caraívana, e artistas de fora.


Ana Carolina Martins, responsável pela Biblioteca.

Ana me informou que o acervo em sua maior parte foi doado por moradores e visitantes. O acervo é bem diversificado, mas conta com livros novos e em bom estado de conservação.


Fonte: Acervo pessoal da autora.














Há um espaço específico para os livros infantis.


Fonte: Acervo pessoal da autora.














 
No geral a biblioteca é bem simples, arejada e iluminada. Como fui em Julho o vilarejo não estava cheio por ser inverno, apesar da temperatura estar bem agradável. Adorei conhecer essa biblioteca e quando possível irei contribuir financeiramente através do site Benfeitoria (financiamento coletivo).

Links:

Caraíva

Benfeitoria

 
Marina Oréfice.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e