sexta-feira, novembro 03, 2017

Se Liga FaBCI - Edital: Monitoria Científica FaBCI/FESPSP 2018.



E chegou novembro, estamos praticamente no final do ano com vários ciclos se encerrando e com eles está também chegando o fim da gestão da MC 2017.

Foi um ano bem agitado, com muitas mudanças, novidades e que devem continuar a todo vapor em 2018, pois estamos à procura de um novo aluno da FaBCI para pegar este bastão e iniciar uma história com a MC 2018.


Fonte: Banco de Imagens do Google (adaptado pela autora)


Mas, você sabe o que deve fazer quem assumir a Monitoria Científica? Como principais atributos têm-se os seguintes:

  • Elaboração do boletim informativo da monitoria científica e utilização dos canais de comunicação em redes sociais (Blog, Mailchimp, Facebook, Instagram e Twitter);
  • Divulgação de eventos nacionais ligados à área;
  • Contato direto com o corpo docente e discente para apoiar a elaboração de artigos científicos e divulgações em eventos;
  • Realização de pesquisa de satisfação;
  • Apoio às atividades da tutoria voluntária;
  • Apoio às atividades do Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes;
  • Apoio às atividades de pesquisa da FaBCI;
  • Divulgação e cobertura dos eventos internos da FaBCI/FESPSP como: PEC’s, Aulas abertas, Semana de Biblioteconomia, Seminário FESPSP e demais atividades.

Para saber um pouco mais sobre o projeto, que já está se encaminhando para seu nono ano, vejam as super matérias feitas pelas Monitoras Científicas Isabel Figueiredo (2015) e Camila Alferes (2016), trazendo também os relatos de outros alunos que estivem à frente da MC, todos com trabalhos maravilhosos e inspiradores.





Era uma vez... A MC em 2017!


Fonte: Acervo pessoal da autora.
No final do ano passado eu, Daniela Correia, tive a grata alegria de ser selecionada à assumir o projeto da Monitoria Científica em 2017. Foi uma grande surpresa e que me deixou muito feliz, mas ao mesmo tempo, muito ansiosa e preocupada afinal, estar à frente de um projeto dessa proporção e ainda continuar um legado por onde passaram excelentes e super competentes monitores, era uma tarefa de uma responsabilidade enorme.

A primeira coisa que pensei foi que tinha certeza que precisava de ajuda, de MUITA ajuda, pois jamais conseguiria tocar esse barco sozinha. Resolvi convidar (alguns foram intimidados mesmo, rsrsrs), meus amigos de classe, e nesse momento agradeci a Deus por ter muitos, e fazer uma verdadeira campanha de captação de monitores voluntários, também entre os egressos, para fazer parte da equipe da MC. Fui muito feliz em contar com pessoas maravilhosas desde o início, aos quais terão minha eterna gratidão, tanto a minha amada Equipe de Voluntários Fixa (deem uma olhada neste LINK do Blog quem são), e a todos docentes, discentes, egressos da FaBCI e convidados que colaboraram com a MC durante todo esse ano.

Eu não me enganei em minha primeira impressão, SIM É MUITO TRABALHO, rsrsrs, eu estou envolvida com a MC no meu cotidiano permanentemente, mas com toda certeza VALEU MUITO A PENA. Me sinto honrada em ter tido a oportunidade de me dedicar à esse trabalho, conhecer tantas pessoas novas, aprender várias habilidades e competências que nunca imaginei que conquistaria um dia e poder trabalhar mais de perto com a querida Coordenadora e idealizadora do projeto Profª Valéria Valls, não tem preço.

E olha que eu me inscrevi no último dia (não façam isso pelamor), pois eu achava que não era capaz de assumir a MC e que também não teria tempo. Com essa experiência quero dizer a você que têm as mesmas dúvidas, que minha motivação veio do fato de estar aberta à aprender o que não sabia e correr atrás de fazer o meu melhor, e são esses sentimentos que eu acredito que o novo monitor tenha que ter, além de amar e acreditar no projeto, o que com o tempo só vai aumentar. De resto, tudo se resolve.

Se você sente vontade de topar esse desafio, saiba que nunca estará sozinho e tudo dará certo, se jogue e NÃO DEIXE ESSA OPORTUNIDADE PASSAR ;)

 
CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DA MC
  

Sobre o EDITAL 2018:


Ficou interessado, veja o que precisa para fazer parte da Monitoria Científica 2018? 



O período de inscrições vai do dia 06 ao dia 26 de novembro.



Para se inscrever, basta enviar um e-mail para a Coordenação da FaBCI (valls@fespsp.org.br) com as seguintes informações:

Nome completo do(a) aluno(a);
Indicação de semestre e período e
Link para o Currículo Lattes do(a) aluno(a).

Caso ainda não possua cadastro no Currículo Lattes, faça o cadastro e se quiser veja o tutorial e o vídeo que a monitora Camila compartilhou no ano passado que pode ajudar no preenchimento, ou acessem outros na internet conforme prefiram. 

O cadastro não é difícil e é gratuito. Só se liguem para fazer com certa antecedência, pois a liberação pode demorar alguns dias.

Benefícios:

E claro que além de todos os benefícios que eu e todos os monitores relatamos, tem mais alguns que fazem o projeto ainda mais atrativo:

Ao(A) aluno(a) selecionado(a) será concedida bolsa de 40% (quarenta por cento) de desconto na mensalidade e re-matrícula, de fevereiro a dezembro de 2018 (1º e 2º semestres do ano).

A Monitoria Científica rende uma boa quantidade de horas de atividades complementares que poderão ser utilizadas.

Confira o EDITAL 2018 na íntegra e vejam maiores informações.

Bom, quaisquer dúvidas podem escrever diretamente para a Profª Valéria Valls: valls@fespsp.org.br ou para o email da MC: monitorcientificofabci@gmail.com
Quem quiser também pode me procurar que terei o maior prazer em sanar as dúvidas e mesmo falar um pouco mais sobre detalhes do projeto.


Termino essa matéria, com um baita sentimento saudosista já me invadindo, rsrsrs e com algumas imagens que me marcaram neste ano de MC. Espero que sirva de inspiração e que tenhamos muitas inscrições ;)
  

 
Fonte: Acervo pessoal da autora.

 

Fonte: Acervo pessoal da autora.

 

2 comentários:

  1. Ahhhhhhh que pena!!! Foi bom enquanto durou...

    Meus parabéns por todo o seu trabalho, Dany. Muitas mudanças implementadas e muitas novas amizades para todos. Obrigado por tudo!

    Nico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nico querido amigo e parceiro, muito obrigada desde já por estar junto nessa empreitada. Feliz com as experiências e o resultado mas será muito bom passar o bastão e ver o trabalho seguindo a todo vapor ;)

      Excluir