No
dia 14/11/2017 na
disciplina de “Tópicos Avançados em
Gestão da Informação e do Conhecimento”, ministrada pela Profa. Dra. Valéria Valls, os alunos do 6º Semestre/Matutino tiveram uma aula especial com a bibliotecária Luciana de Paula Arjona (INSPER).
Segue
relato da aluna Daniele Maria de Sousa
contando um pouco sobre esta visita especial.
Fonte: Site da FESPSP. |
Gestora
da Biblioteca Telles, participou inteiramente do processo de transformação da
unidade de informação no qual juntamente com sua equipe implementou os
conceitos de Design Thinking e fez
com que a biblioteca se tornasse um ponto de estratégia da organização.
Antes
de toda a mudança acontecer de fato, todos tinham uma visão de que a biblioteca
só existia por exigência do MEC, que o setor não gerava receitas e não tinha
muita contribuição além de ofertar livros aos alunos. Luciana disse que nunca
concordou com essa visão e isso sempre foi uma questão que a incomodou e a
motivou a procurar formas de mostrar que a biblioteca era além de acervo, para
ela a biblioteca era um local de aprendizagem e de transformação e com garra,
coragem e união conseguiu mudar o cenário e elevar a instituição a níveis mais
altos de competitividade.
Fonte: Site da FESPSP. |
Luciana
nos contou que tudo isso aconteceu depois de uma reunião em 2009 na qual o até
então gerente da instituição solicitou um planejamento estratégico da
biblioteca, sem saber por onde começar reuniu todos da equipe e começaram
mapeando todos os processos que ocorriam dentro da instituição e dos setores,
em seguida foram verificar no mercado o que acontecia nas outras unidades de
informação tanto aqui no Brasil quanto em outros lugares do mundo, com isso
puderam adquirir uma visão sistêmica e ampla do que poderia dar certo dentro da
Biblioteca Telles.
Outro
aspecto que contribuiu de maneira significativa foi conversar com todas as
pessoas ao seu redor e em uma destas conversas surgiu o então conceito do Design Thinking, uma nova visão tanto de
espaço quanto de funcionalidade, com o foco sempre nos usuários e naquilo que
ele quer dentro da unidade de informação. Trabalhando de forma colaborativa e
perguntando a sua comunidade o que eles queriam que fosse implementado, a
Biblioteca Telles conseguiu trazer inovação em seus serviços e produtos, hoje
podemos ver uma biblioteca que construiu um relacionamento estreito com os
outros setores, que participa ativamente das decisões institucionais e que
rompeu as paredes da unidade de informação e tornou-se referência no mercado.
Fonte: Site da FESPSP. |
Desta
forma, constata-se que quando se trabalha com seriedade, força de vontade e com
parcerias sólidas tudo acontece de maneira muito natural, as propostas dão
resultados positivos e o mais importante, o valor é reconhecido, a biblioteca
passa a ser o diferencial da instituição, entender o que os meus usuários
sentem é compreender o que eu devo oferecer para sanar suas necessidades e ir
além, surpreendê-lo com o que ele não esperava e assim o INSPER e a Biblioteca
Telles são vistas e admiradas, colocando como protagonista de todo esse
processo as pessoas e suas melhores ideias.
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