Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI – Aula Especial com Luciana Arjona. Por Daniele Maria de Sousa



No dia 14/11/2017 na disciplina de “Tópicos Avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento”, ministrada pela Profa. Dra. Valéria Valls, os alunos do 6º Semestre/Matutino tiveram uma aula especial com a bibliotecária Luciana de Paula Arjona (INSPER)

Segue relato da aluna Daniele Maria de Sousa contando um pouco sobre esta visita especial.


Fonte: Site da FESPSP.

Gestora da Biblioteca Telles, participou inteiramente do processo de transformação da unidade de informação no qual juntamente com sua equipe implementou os conceitos de Design Thinking e fez com que a biblioteca se tornasse um ponto de estratégia da organização.

Antes de toda a mudança acontecer de fato, todos tinham uma visão de que a biblioteca só existia por exigência do MEC, que o setor não gerava receitas e não tinha muita contribuição além de ofertar livros aos alunos. Luciana disse que nunca concordou com essa visão e isso sempre foi uma questão que a incomodou e a motivou a procurar formas de mostrar que a biblioteca era além de acervo, para ela a biblioteca era um local de aprendizagem e de transformação e com garra, coragem e união conseguiu mudar o cenário e elevar a instituição a níveis mais altos de competitividade.

Fonte: Site da FESPSP.

Luciana nos contou que tudo isso aconteceu depois de uma reunião em 2009 na qual o até então gerente da instituição solicitou um planejamento estratégico da biblioteca, sem saber por onde começar reuniu todos da equipe e começaram mapeando todos os processos que ocorriam dentro da instituição e dos setores, em seguida foram verificar no mercado o que acontecia nas outras unidades de informação tanto aqui no Brasil quanto em outros lugares do mundo, com isso puderam adquirir uma visão sistêmica e ampla do que poderia dar certo dentro da Biblioteca Telles.

Outro aspecto que contribuiu de maneira significativa foi conversar com todas as pessoas ao seu redor e em uma destas conversas surgiu o então conceito do Design Thinking, uma nova visão tanto de espaço quanto de funcionalidade, com o foco sempre nos usuários e naquilo que ele quer dentro da unidade de informação. Trabalhando de forma colaborativa e perguntando a sua comunidade o que eles queriam que fosse implementado, a Biblioteca Telles conseguiu trazer inovação em seus serviços e produtos, hoje podemos ver uma biblioteca que construiu um relacionamento estreito com os outros setores, que participa ativamente das decisões institucionais e que rompeu as paredes da unidade de informação e tornou-se referência no mercado.

Fonte: Site da FESPSP.
Desta forma, constata-se que quando se trabalha com seriedade, força de vontade e com parcerias sólidas tudo acontece de maneira muito natural, as propostas dão resultados positivos e o mais importante, o valor é reconhecido, a biblioteca passa a ser o diferencial da instituição, entender o que os meus usuários sentem é compreender o que eu devo oferecer para sanar suas necessidades e ir além, surpreendê-lo com o que ele não esperava e assim o INSPER e a Biblioteca Telles são vistas e admiradas, colocando como protagonista de todo esse processo as pessoas e suas melhores ideias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e