Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI – CBBD 2017: Bibliotecas e Agenda 2030.

E entre os dias 17 à 20 de outubro de 2017 na belíssima cidade de Fortaleza - CE, o cenário nacional da Biblioteconomia estava em polvoroso com o principal evento da área: o XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – CBBD.

Site da FEBAB
 Este grandioso evento organizado pela Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB, que é presidida pela notável Adriana Ferrari, reúne profissionais da área oriundos de todas as partes do país para a apresentação de trabalhos e encontros que discutem os rumos da Biblioteconomia em nosso país trazendo até mesmo experiências internacionais.

Este ano as temáticas se desenvolveram em torno do tema do papel das Bibliotecas com base na Agenda 2030 da ONU. A FaBCI que está sempre marcando presença contou nessa edição com os professores: Valéria Valls, Adriana Souza e José Mário Mendes e ainda com a egressa Sthéfani Paiva.

No site da FESPSP é possível acessar a uma matéria com mais informações sobre a participação de nossos docentes no evento no seguinte link: http://www.fespsp.org.br/noticia/cbbd_comeca_suas_atividades_no_dia_17_10

Confiram uma parte do que ocorreu com os relatos das Professoras Valéria e a Adriana e um vídeo feito por nossa Bibliotuber Sthéfani e se inspirem para que nas próximas edições tenhamos cada vez mais fespianos deixando a sua marca e refletindo um grande orgulho e inspiração em todos nós.

Parabéns aos participantes desde ano e à FEBAB na pessoa de sua presidente Adriana Ferrari pelo maravilhoso congresso.


Relato da Profª Valéria Valls

Minha participação no CBBD 2017 foi um pouco diferente esse ano. Não enviei trabalhos para divulgar e meu interesse principal foi participar do evento para aprender coisas novas e principalmente reencontrar vários colegas de profissão.

Esse ano o tema central do CBBD foi a Agenda 2030 da ONU e o papel das bibliotecas (www.febab.org.br/.../wp.../IFLA-Objetivos-do-Desenvolvimento-Sustentável..pdf), o que motivou muitos debates enriquecedores e principalmente motivadores.

Diretamente participei das seguintes atividades:

Atuei na Comissão científica - http://www.cbbd2017.com/organizacao, recebendo e avaliando os trabalhos que foram submetidos ao CBBD. Apesar de ser bem trabalhoso participar da comissão, além de ajudar voluntariamente na organização do CBBD, é possível conhecer em primeira mão excelentes trabalhos que serão oportunamente divulgados no evento. E é claro, alguns não são aprovados, o que garante mais qualidade às divulgações.

18/10

Lançamento do Ebook - Gestão Unidades de Informação pela FEBAB. Escrevi um capítulo sobre Consultoria na área de gestão de serviços de informação. O livro pode ser acessado no link: http://www.febab.org.br/livros/
Esse livro é resultado de uma mobilização entre vários professores da área de Biblio do Brasil e apresenta temas bem variados, vejam o sumário:

Cap. 1 - Planejamento em ambientes de informação / Marta Ligia Pomim Valentim
Cap.2 -  Gestão de pessoas em unidades de informação / Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva e Tatiana Brandão Fernandes
Cap. 3 –Metodologias para controle de qualidade em serviços de unidades de informação/ Daniela Spudeit, Noeli Viapiana e Marcia Silveira Kroeff
Cap. 4 - Gestão de projetos em unidades de informação / Daniela Spudeit
Cap. 5 - O pensamento enxuto como forma de otimizar o uso de recursos e simplificar operações em unidades de informação / Crislaine Silveira, Jordan Pauleski Juliani e Marcelo Cavaglieri
Cap. 6 –Contabilidade para bibliotecários: noções de receitas, gastos e perdas para as unidades de informação / Eduardo Silveira, Daniele Feldman e Daniela Spudeit
Cap. 7 – Marketing, bibliotecas e Biblioteconomia: revisão conceitual e prática / Eliezer Mendes Lopes e Angelica C D. Miranda
Cap. 8 – Mídias sociais em serviços de informação / Regina Fazioli
Cap. 9 - Segmentação de clientes na biblioteca: como conhecer melhor o seu
público e contribuir para o marketing de relacionamento com o cliente / Denise Rodrigues So
Cap. 10 - Gestão da carreira e marketing pessoal do bibliotecário / Helen Beatriz Frota Rozados
Cap. 11 – Consultoria na área de gestão de serviços de informação / Valéria Martin Valls

19/10

Mediei o Conversando Sobre "Os espaços “Makers”. O mote dessa ação foi discutir as bibliotecas, enquanto equipamentos culturais e de aprendizagem, devem expandir suas atribuições para além do acervo. As bibliotecas não são somente depositárias do conhecimento humano, elas devem reformular a maneira como implantam seus produtos e serviços para se manterem vivas e próximas às suas comunidades. Na contemporaneidade, as pessoas são cada vez mais produtoras de conteúdo, especialmente pelo uso das mídias sociais e nesse contexto as bibliotecas inovadoras atuam como makerspaces, ou seja, espaços do fazer, do criar, da mão na massa. As bibliotecas como espaços de personalização, experimentação, colaboração e virtualização, com foco nas necessidades e interesses da sua comunidade será o tema dessa conversa.​

Debatedores: Cristiane Rockiki Camizão (SENAC) e João Guilherme Camargo (Escola do Inventor https://escoladeinventor.com.br/)

Fonte: Facebook da profª Valéria Valls
Foi um bate papo muito rico entre os interessados em conversar um pouco mais sobre a inovação nos serviços de uma biblioteca. Nesse bate papo conheci pessoas que já estão implantado makerspaces, o que contribuiu para as minhas pesquisas sobre o tema!
Enfim, como sempre digo aos meus alunos e alunas, se organizem, guardem um dinheirinho e participem dos eventos da nossa área. O CBBD é sempre muito interessante para fazer novas conexões e conhecer temas contemporâneos.


Relato da Profª Adriana Souza

Vamos lá,
Esta foi a minha 3a participação no CBBD, que está em sua 27a edição, promovido pela FEBAB e que acontece desde 1954. A cada edição é escolhido um tema central e uma cidade sede. Fortaleza foi a anfitriã pela 3a vez.

Este CBBD foi bem especial pra mim, por estar envolvida com o movimento associativo de forma mais efetiva, a convite da Adriana Ferrari, presidente da FEBAB, para compor o grupo diretivo na gestão 2017/2020.

A temática abordada nesta edição foi: “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: como as bibliotecas podem contribuir com a implementação da Agenda 2030”.

Material da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) que foi traduzido para o português pela FEBAB, que visa se integrar aos debates internacionais da Biblioteconomia, através do apoio e da parceria firmada entre essas instituições. Neste sentido, alinhado ao Programa Internacional Advocacy Program (IAP) da IFLA que vem realizando workshops em todo o mundo para mobilizar os  profissionais no trabalho de advocacy junto a Agenda 2030.

Uma das ações da FEBAB e da IFLA está relacionada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. A IFLA adaptou esses 17 objetivos para enquadrá-los a Biblioteconomia e em como a categoria pode contribuir para alcançá-los.
O Congresso contou com muitas atividades: mini-cursos, eventos paralelos, encontros das comissões de tipologias de bibliotecas, palestras, painéis, mentorias, apresentações orais, etc.

Da minha parte, tive o privilégio de ministrar o mini-curso, no primeiro dia de evento, sobre “Design Thinking para bibliotecas” com a Luciana Arjona, gestora do INSPER, parceira que esteve comigo nessa empreitada, promovida pela FEBAB. Também tivemos uma participação, no segundo dia de evento, ministrando um workshop de duas horas sobre o mesmo tema, para os coordenadores de bibliotecas públicas no V Fórum de Bibliotecas Públicas, que foi aberto a bibliotecários de outras bibliotecas, inclusive: especializadas, universitárias, etc., tivemos a participação de 50 pessoas e essa experiência foi muita rica e proveitosa. 

Fonte: Página do Facebook da profª Valéria Valls

No segundo dia, também tivemos o lançamento da tradução pela FEBAB do toolkit sobre Design Thinking para bibliotecas, da IDEO, que tive a honra de fazer parte da tradução desse material tão importante para as bibliotecas brasileiras, em parceria com a Paula Macedo, o Instituto de Políticas Relacionais e Bill e Melinda Gates Foundation. Foram entregues exemplares do livro a todos os coordenadores regionais das bibliotecas públicas no Brasil e o material já está disponível para download no site da FEBAB.

Participei também de uma apresentação oral sobre o artigo lançado no final de 2016 pela RBBD da FEBAB, com o tema: a mentoria e o coaching como processos de ensino-aprendizagem nos trabalhos de conclusão de curso, na graduação da FaBCI, fruto da bolsa concedida pela FESPSP ao corpo docente da escola, chamado PIPED. E um outro trabalho em parceria com a minha ex-orientanda de TCC: Sthéfani Paiva, que apresentou o Booktube como instrumento de disseminação da informação.

Fonte: Facebook da profª Valéria Valls
No estande da FEBAB tivemos um dia de Mentorias, em que bibliotecários, experts em algum segmento da área de Biblioteconomia tiveram a oportunidade de passar seus conhecimentos a pessoas interessadas, pude participar falando sobre o coaching, seus pressupostos e processos, foi muito bacana poder fazer parte dessa nova iniciativa do CBBD.

O CBBD contou também com importantes abordagens e participações: presidente da IFLA, abrindo o Congresso e falando da visão global da instituição e a Agenda 2030; as Comissões de cada biblioteca e seus fóruns de debates: públicas, escolares, universitárias, jurídicas, prisionais, etc. Esta última tendo a oportunidade de ser a primeira comissão dessa temática no Brasil, por iniciativa pioneira da FEBAB, com a participação de um ex-presidiário, fazendo o seu relato no Congresso. Os conversando sobre com diversos temas da contemporaneidade: gênero, bibliotecas sem bibliotecários, diversidade, makerspaces, entre outros.

Agradeço o espaço da Monitoria Científica para divulgar esse importante evento, promovido pela FEBAB e que conta com discussões tão importantes para o engajamento efetivo dos bibliotecários e de seus colaboradores. É urgente fazermos parte do movimento associativo e buscarmos o compartilhamento de ideias, boas práticas e ações colaborativas, pois precisamos unir esforços em prol de uma Biblioteconomia mais integrada.

Links sugeridos:


Seguem mais algumas fotos com nossos representantes, todas retiradas da página do facebook da Profª Valéria Valls e do Profº José Mário Mendes:




















Para finalizar, vejam o vídeo feito pela Sthéfani Paiva:

Vídeo feito pela Sthéfani Paiva do CBBD 2017







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e