Pular para o conteúdo principal

MC Traduções: Por que o futuro das bibliotecas do Reino Unido está na “conexão”, não na “coleção”. Por Marina Chagas

Por que o futuro das bibliotecas do Reino Unido está na “conexão”, não na “coleção”
Por: Louise Rhind-Tutt.  12 de Setembro de 2017
Tradução por: Marina Chagas.
Link original:  https://inews.co.uk/culture/books/future-uk-libraries-connection-not-collection/

A Biblioteca de Birmingham é a biblioteca mais movimentada do Reino Unido (Foto: Will Oliver/AFP/Getty Images)
  
Duzentos e cinquenta milhões de visitas foram feitas à bibliotecas públicas na Grã-Bretanha no ano passado - mais do que passeios ao cinema e teatro, excursões às dez principais atrações turísticas do Reino Unido, e idas a shows de música ao vivo combinados.

Longe de acabar nesta era da tecnologia, as bibliotecas estão se fortalecendo - mas tiveram que se adaptar para se manterem relevantes.

“As bibliotecas estão se tornando cada vez mais centros de aprendizado, descoberta e cultura para suas comunidades”, afirma Mark Taylor, diretor de relações externas do CILIP, a Associação de Bibliotecas e Informações (Library and Information Association).

Não mais somente um espaço silencioso para ler ou emprestar livros, as bibliotecas inovadoras do Reino Unido estão progressivamente começando a oferecer uma gama surpreendente de atividades, desde ensinar a programar, assar, tocar bateria, criar um negócio, assistir a um filme ou ir a um show.


O silêncio não é mais ouro

A nova flexibilidade dos espaços de biblioteca significa que os jovens (entre 15 e 24 anos) têm mais probabilidade de usar bibliotecas do que os maiores de 55 anos nas Ilhas Britânicas.

Aumentar o número de atividades oferecidas nas bibliotecas ajuda-as a se tornarem espaços comunitários mais modernos e inclusivos.

"A Manchester Central Library é uma incrível evolução do prédio da biblioteca original", diz Taylor.

"Eles têm uma forte coleção de músicas, e você pode praticar piano, bateria, guitarra, ou ir à mesa de mixagem."

A Central Library transformada (a segunda maior biblioteca pública do Reino Unido que possui uma estrutura neoclássica impressionante) visa atrair dois milhões de visitantes por ano.

Ali, a Media Lounge (Espaço de Mídia) é equipada com computadores Apple, todos com software criativo instalado para futuros cineastas, designers e jogadores.


Instagram:@greg.kubas em 27 ago de 2017.

A biblioteca também abriga a primeira North West BFI Mediatheque (Mediateca do British Film Institute), onde os visitantes podem desfrutar de filmes e programas de TV gratuitamente, incluindo uma coleção especial dedicada a Manchester.

A Business Library - um dos seis únicos Centros de Negócios e Propriedade Intelectual da Inglaterra - é um lugar onde inventores e empreendedores iniciantes podem acessar informações e apoio individual de consultores de negócios e advogados.

"Eles também têm um programa cultural de sessões de microfone aberto, palestras e shows, produzidos com artistas locais", diz Taylor.

"E você pode até se casar na biblioteca."



A biblioteca mais movimentada do Reino Unido

A pouco menos de 90 quilômetros ao sul de Manchester fica a Biblioteca de Birmingham.

É a mais movimentada do Reino Unido, e recebeu 1,6 milhão de visitas em 2016.

Instagram: @libraryofbham em 15 de set de 2013

“Eles fornecem suporte para empresas iniciantes, têm uma enorme coleção de músicas e filmes e organizam sessões para escolas e crianças, como clubes de tecnologia, hora da histórias e atividades de artesanato”, diz Taylor.


Se você está iniciando uma empresa ou procurando emprego, pode obter ajuda com seu currículo, aconselhamento jurídico e orientação sobre propriedade intelectual na biblioteca.
Tudo parece bom demais para ser verdade - e talvez seja.

David Lindley, diretor executivo da Designing Libraries (o centro para design e inovação de bibliotecas), acredita que a Biblioteca de Birmingham é “um conceito interessante e inovador arquitetonicamente”, mas preocupa-se com “os custos de funcionamento de uma instalação de múltiplos níveis e subseqüentes horas de abertura prejudicaram seu sucesso inicial ”.


Tendências internacionais e a importância do design


Lindley acha que a reformulação das bibliotecas está acontecendo lenta mas progressivamente, e que o Reino Unido deve procurar mais exemplos internacionais de inovação em bibliotecas.

"As tendências, francamente, estão sendo definidas em outros lugares - no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Finlândia e Dinamarca", explica ele.

Gemma John (que escreveu o relatório de 2016, Designing Libraries in the 21st Century: Lessons for the UK), sugere que, enquanto as bibliotecas públicas em todo o mundo enfrentam um futuro incerto, elas estão evoluindo para se tornarem lugares de “conexão, não de coleção”.

“O design é uma maneira importante de provocar essa mudança”, diz John.



A Victoria State University, em Melbourne, organiza workshops regulares e eventos comunitários, além de fornecer livros e espaços de estudo (Foto: Shutterstock) 

“Arquitetos e designers de interiores terão um papel fundamental na transformação de bibliotecas públicas, de um depósito de livros para um espaço de reunião.”

Lindley argumenta que a chave é "criar espaços interativos, colaborativos e participativos para as pessoas se unirem e trabalharem juntas, aprenderem juntas e acessarem uma variedade de materiais e recursos - não apenas livros emprestados".



Definindo o padrão para bibliotecas futuras

De acordo com Taylor, o Storyhouse em Chester (um cinema, teatro, centro de artes e biblioteca em um prédio remodelado de Odeon) é um bom exemplo de como as bibliotecas britânicas estão mostrando inovação, assim como o The Hive in Worcester, inaugurado em 2012.

“O Hive é a primeira biblioteca pública e universitária da Europa”, explica Taylor.

“Eles organizam muitos eventos para a comunidade, como apresentações de música, competições de panificação, sessões de contação de histórias e colocam um foco nos arquivos e na história locais.”

Para Lindley, a nova biblioteca mais interessante e inovadora é a The Word in South Shields, que oferece um café, área de varejo, zona de jogos, cibercafé  e várias experiências interativas e prática



Aqueles que trabalham em bibliotecas acreditam que a The Word in South Shields é o exemplo perfeito de uma biblioteca modernizada (Foto: The Word/Facebook)

Dentro da bibliotea, o 'StoryWorld' oferece uma experiência de narrativa imersiva com projeções sonoras e visuais.

O 'FabLab' é um espaço criativo para crianças, jovens e adultos, com acesso a impressoras 3D, além de cortadores de vinil e laser. Uma parede de mídia digital também oferece atividades criativas, desde a criação de um quadrinho até a ilustração de um livro de histórias.


“O Word faz parte de um projeto enorme de renovação cívica e acredito que irá - ou deveria - estabelecer o padrão para novas bibliotecas no futuro”, diz Lindley.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e